Quinta-feira, 20 de junho de 2024
Saúde

Mais transparência e interatividade: Governo divulga novo modelo de Vacinômetro

Para garantir mais transparência e rapidez no registro da vacinação contra a Covid-19, SC desenvolveu um novo modelo de Vacinômetro. Agora, o painel apresenta informações retiradas diretamente da base de dados do Ministério da Saúde

Santa Catarina, 18/10/2021 07h47 | Por: Redação | Fonte: Governo de Santa Catarina
Foto: Governo de Santa Catarina/Divulgação

A vacinação contra a Covid-19 segue em ritmo intenso em todo o estado e para acompanhar a evolução desta grande Campanha de Vacinação, o Governo de Santa Catarina lança nesta sexta, 15, o novo vacinômetro, ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina que oferece muito mais transparência na divulgação dos dados da vacinação, eficiência na atualização da base de dados e interatividade na consulta das informações no que se refere a vacinação contra a Covid-19.

O superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, explica como funcionará o novo painel. "Esse Vacinômetro contém informações retiradas diretamente da base de dados do Ministério da Saúde e fornece à população uma série de informações. Com isso, será possível acompanhar a Campanha de Vacinação em nosso Estado, obtendo informações mais precisas e mais completas sobre cada um das doses aplicadas em Santa Catarina", afirma. Segundo ele, é fundamental atingir uma cobertura vacinal acima de 80%, para que o Estado possa manter uma situação de imunidade coletiva, que possa fazer os números de casos ativos e novos, hospitalização e óbitos reduzam cada vez mais.

publicidade

Ao acessar a nova plataforma, que é aberta para todos, o usuário tem à disposição 11 telas que fornecem informações de doses aplicadas das vacinas contra Covid-19 por município, faixa etária e grupo prioritário, sendo que os dados são separados entre primeira e segunda dose, dose única, dose de reforço e dose adicional. Também serão apresentadas informações da cobertura vacinal da população vacinável (12 anos ou mais) e da população em geral, e números por tipo de vacina aplicada. Os dados serão atualizados duas vezes ao dia.

De acordo com dados do novo vacinômetro, já foram aplicadas 9,2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 na população catarinense. Deste total, 5,4 milhões foram primeira dose, 3,4 milhões segunda dose, 255 mil dose única, 98 mil doses de reforço e 6,8 mil dose adicional. Esses números equivalem a uma cobertura de primeira dose de 88,58% da população vacinável (12 anos ou mais) ou 74,79% da população geral; e uma cobertura completa (2 dose ou dose única) de 60,95% da população vacinável (12 anos ou mais) ou 51,46% da população em geral.

A população vacinável em Santa Catarina, 12 anos ou mais, é seis milhões, cento e vinte e três mil, cento e quatorze pessoas; a população total é de 7,2 milhões de pessoas.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.