Quinta-feira, 18 de abril de 2024
Saúde

Marca e não vai: ausência de pacientes em consultas médicas preocupa em Criciúma

Município apresentará na tarde desta quarta-feira dados referentes ao assunto

Criciúma - SC , 17/08/2022 07h53 | Por: Redação
Foto: Divulgação / Prefeitura de Criciúma

A ausência de pacientes em consultas e exames médicos marcados na rede municipal de Saúde preocupa a Prefeitura de Criciúma. Na tarde desta quarta-feira, 17, o município irá promover uma audiência para tratar sobre o assunto e apresentar novos dados que, de acordo com o secretário da Saúde, Arleu da Silveira, estão “assustadores”.

“Vocês vão ver que está começando a ficar muito preocupante [a situação da ausência de pacientes em consultas], muito mesmo. Não só em relação aos números de maio, mas agora ficou um negócio realmente assustador, inclusive com o valor de recurso público de desperdício”, pontuou Arleu, em entrevista ao programa Em Dia Com a Cidade desta quarta-feira, 17.

O problema encarado pela Secretaria de Saúde diz respeito às pessoas que marcam suas consultas e exames e, não apenas não comparecem, como também, não justificam com antecedência a sua ausência. Segundo Arleu, isso faz com que médicos, médicas, enfermeiros e técnicos de enfermagem percam tempo esperando pelos atendimentos.

 

publicidade

Além de apresentar os números referentes a ausência de pacientes em consultas marcadas, o município segue trabalhando na construção de uma solução para esse problema. “Vamos achar um protocolo para que as pessoas que conseguem marcar e não vão, para que pelo menos avisem para dar uma oportunidade para quem está esperando”, destacou o secretário de Saúde.

Em maio, a Secretaria de Saúde apresentou um balanço da situação. Apenas naquele mês, cerca de 3 mil pessoas que haviam agendado consultas e exames na rede municipal não compareceram na data.

“Entre os especialistas, de 10.530 pessoas [que agendaram consultas] aproximadamente, cerca de 2.520, 2.530 não compareceram no mês de maio e não avisaram também. É um negócio que fica assustador”, declarou Arleu.

Confira a entrevista do secretário de Saúde no programa Em Dia Com a Cidade:

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.