Segunda-feira, 24 de junho de 2024
Saúde

Mulheres vivem mais, mas enfrentam mais problemas de saúde que homens

Estudo de 30 anos revela desigualdades em problemas de saúde entre gêneros

Florianópolis - SC, 10/06/2024 08h51 | Por: Kelle Maciel | Fonte: The Lancet Public Health
Foto: Ilustração/SC Todo Dia

Uma pesquisa recente publicada na revista The Lancet Public Health revelou dados sobre as disparidades de saúde entre homens e mulheres ao longo das últimas três décadas. O estudo mostrou que, embora as mulheres tenham uma expectativa de vida mais longa, elas enfrentam uma qualidade de saúde inferior em muitos aspectos. 

Realizado pelo Global Burden of Disease Study 2021, o levantamento analisou as principais causas de mortalidade e problemas de saúde que afetam ambos os sexos, evidenciando diferenças marcantes. Este achado levanta preocupações sobre as políticas de saúde pública e as medidas necessárias para equilibrar essa balança. O estudo utilizou a metodologia de comparar os anos de vida perdidos devido a doenças e mortes prematuras, destacando que as mulheres sofrem mais com condições não fatais, como transtornos musculoesqueléticos e problemas mentais, enquanto os homens são mais afetados por doenças fatais.

Os principais problemas de saúde que afetam as mulheres incluem dor nas costas, depressão e ansiedade, além de enxaquecas e demências como Alzheimer. Estes problemas contribuem significativamente para uma menor qualidade de vida ao longo dos anos. Em contrapartida, os homens são mais propensos a doenças cardíacas isquêmicas, complicações da Covid-19 e acidentes de trânsito, que são grandes causadores de perda de saúde e menor expectativa de vida.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.