A nutricionista Tamara Pedroso fala sobre o ganho de peso durante a pandemia. Ela que uma pesquisa mostrou que esse aumento está relacionado com fatores emocionais causados pelo isolamento e outras situações desencadeadas por causa da pandemia.
No Nutricidade desta sexta-feira (15), a nutricionista Tamara Pedroso fala sobre o ganho de peso durante a pandemia. Ela que uma pesquisa mostrou que esse aumento está relacionado com fatores emocionais causados pelo isolamento e outras situações desencadeadas por causa da pandemia. Tamara destaca que o aspecto mais preocupante é que muitas vezes foi gerado um comportamento de compulsão alimentar. “A pessoa tem dificuldade muito grande de lidar, muitas vezes está ciente, mas não consegue não ter esse comportamento”, explica sobre o distúrbio.
A nutricionista alerta para as complicações que essa situação pode causar, como obesidade e consequentemente a possibilidade de quadros como diabete, colesterol alto, maior risco de problema cardiovascular, apneia do sono, distúrbios do sono e do humor. Tamara também detalha as diferenças para da fome física e emocional. “Na física a fome aumenta aos poucos, conseguimos esperar até o horário da refeição. Na emocional, aparece do nada e a pessoa costuma ter vontade de comer algo específico, e muitas vezes alimentos calóricos e gordurosos”, esclarece. A profissional orienta que é preciso observar se a pessoa tem esse tipo de comportamento e procurar um tratamento.