SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Saúde

O que autoridades de Saúde pensam sobre uso de máscaras em ambientes abertos?

O uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos pode se tornar opcional no fim de outubro em Santa Catarina. A medida é avaliada pela Secretaria de Estado da Saúde que espera atingir, no mesmo mês, um índice de 70% de vacinados contra a Covid-19

Amurel , 29/09/2021 08h06 | Por: Lara Silva | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: Governo de Santa Catarina/Divulgação

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o Estado, já era de se esperar que o assunto 'até quando usar máscaras' viraria tema em Santa Catarina. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Saúde começou a estudar a possibilidade de liberar o item de proteção em ambientes abertos a partir de outubro. Ainda com um bom número de catarinenses imunizados, a decisão precisa ser tomada com cautela. É o que pensa o secretário de Saúde de Tubarão e presidente do Cosems, Daisson Trevisol, que ainda se posiciona contrário à medida. "Por mais que a vontade seja ficar sem máscara, nós temos que focar na vacinação. Precisamos atingir, pelo menos, 80% da população vacinada com a segunda dose. A partir desse momento, vou ser a favor. Por enquanto, sou contra", declara.

publicidade

Já o prefeito de Imbituba, que é médico, Rosenvaldo da Silva Júnior, acredita ser importante já vislumbrar uma realidade com maiores flexibilizações, como a dispensa do uso da máscara. "Acho importante planejar essa questão. Em ambientes ao ar livre, com maior espaçamento, tem que se estudar a melhor época para essa permissão", afirma. No entanto, apesar de achar necessário dar mais esse passo, ele defende um tempo mais prolongado, com estudos mais aprofundados sobre o assunto. "A gente ainda tem acompanhado muitos casos, embora com mais estabilidade. Acredito que um mês a mais de análise, para ver se vamos manter essa realidade, seria prudente. Mas vejo que a partir do final de outubro e início de novembro, poderia se estudar essa possibilidade", admite.

A expectativa da Secretária de Estado da Saúde é de que, até o fim do próximo mês, 70% da população esteja completamente vacinada em Santa Catarina. Para que isso ocorra, mais de dois milhões de pessoas ainda precisam receber a segunda dose ou a vacina de dose única.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.