SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sábado, 24 de fevereiro de 2024
Saúde

Ômicron: nova variante da Covid-19 chega ao Brasil e gera preocupação

Até agora no país foram identificados três casos da variante

Criciúma - SC, 02/12/2021 10h47 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Freepik

Descoberta na semana passada na África do Sul e classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante de preocupação (VOC), a Ômicron chegou ao Brasil. A nova cepa foi identificada em São Paulo. O que se sabe até agora é que os sintomas da Ômicron são diferentes dos da Delta, a responsável pela maioria dos casos recentes de covid-19 no mundo.

A variante apresenta ao menos 36 mutações da proteína spike (parte do vírus responsável pela entrada na célula humana) e dez mutações só no receptor ACE2 (partícula que ajuda a criar esse ponto de entrada). Em comparação, a variante Beta tem três e a Delta, dois.

Os dois primeiros casos da Ômicron no Brasil são referentes a um homem de 41 anos e uma mulher de 37 anos, que vieram da África do Sul. E recentemente um paciente de 29 anos proveniente da Etiópia e que desembarcou no Brasil foi também diagnosticado com a variante. O pneumologista Renato Matos participou do programa Em Dia Com a Cidade desta quinta-feira (02) e alertou às pessoas sobre o tema, além de enfatizar os principais sintomas da Ômicron.

 

publicidade

 

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.