SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
Saúde

Pós Covid: clínicas de reabilitação e estudos são destinadas ao tratamento de sequelas da doença

Quase dois anos depois de o mundo ser transformado pela pandemia de Covid-19, as consequências que a doença pode provocar no organismo humano ainda geram dúvidas em médicos e cientistas.

05/11/2021 19h02 | Atualizada em 06/11/2021 09h07 | Por: Beatriz Godoy Taveira | Fonte: UFSC
Foto: Freepik

Atuando em diversas frentes de pesquisa e extensão relacionadas ao coronavírus, a Universidade Federal de Santa Catarina passa também a oferecer um novo serviço de atendimento à população impactada diretamente pela pandemia de Covid-19. Um estudo a longo prazo sobre o impacto do exercício físico na reabilitação de pacientes curados, que manifestaram a doença de forma moderada ou grave, será mais uma iniciativa da instituição.

Em uma parceria entre o Centro de Desportos (CDS) com o Núcleo de Pesquisa em Asma e Inflamação das Vias Aéreas (Nupaiva), do Hospital Universitário, o projeto intitulado Efeitos do Treinamento Físico em Desfechos Funcionais, Clínicos e Psicossociais de Adultos e Idosos Pós-infecção por Covid-19: Covid-19 And Rehabilitation Study (Core-Study), irá abranger ações de pesquisa e extensão, com prestação de serviços à comunidade, além de coletar dados e informações sobre um tema ainda desconhecido pela ciência.

publicidade

De acordo com o professor Rodrigo Sudattu Delevatti, pode-se perceber um grande percentual de sobreviventes de Covid-19 com sequelas como fraqueza muscular, fadiga e problemas de ordem psicossocial. “Existe uma demanda urgente de reabilitação, porém não existem evidências científicas que deem segurança para reabilitar. Ainda não saíram os ensaios clínicos de qualidade que provam superioridade, eficácia e segurança dos modelos de reabilitação”, afirma o professor.

O projeto pretende atender, nesse momento, 60 pacientes que contrairão a doença de modo moderado a grave e que estiveram internados no HU em 2021. A triagem será feita no Nupaiva e os voluntários passam a frequentar o CDS de duas a três vezes por semana, com protocolos de treinamento físico e acompanhamento de resultados.

 

Ambulatório Pós-Covid em Tubarão

Na Cidade Azul, o município, através da Fundação Municipal de Saúde em parceira com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) também montou clínica pós-Covid dedicada a conhecer melhor as sequelas que a doença pode deixar em pacientes que foram internados.

Os atendimentos são direcionados especialmente aqueles que tiveram algum tipo de complicação em decorrência da enfermidade. Dentre os serviços oferecidos, o ambulatório conta com uma equipe multiprofissional de enfermeiros, médicos especialistas, profissionais de educação física, nutrição, psicologia, fisioterapia e farmácia. Os encaminhamentos para o Ambulatório Pós-Covid são realizados pelos hospitais.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.