Terapia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como uma prática não convencional de saúde, está disponível pelo SUS e ajuda na retomada do equilíbrio.
A procura por terapias complementares aos tratamentos de saúde convencionais e como recurso para buscar equilíbrio físico, emocional e espiritual, têm sido cada vez maior, em especial no tratamento de doenças, como por exemplo, o câncer de mama. É o que acontece no espaço Sharanam Ganesha, em Balneário Camboriú. Segundo a terapeuta holística Franciele Silva, o Reiki é uma energia universal, que traz energia vital para as pessoas. “No caso do câncer de mama o Reiki vai fortalecer o sistema imunológico. Ele ajuda a regenerar e fortalecer o sistema para combater as células cancerígenas. Para quem já teve ele ajuda a reabilitar e regenerar o corpo, porque ficam cicatrizes tanto no corpo, quanto na alma”, explica.
Desde 2017, o Reiki foi incluído na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde, através da Portaria nº 849. Em algumas cidades, como Balneário Camboriú, ele já é oferecido pelo SUS. Segundo a Secretaria de Saúde, desde abril de 2019 até setembro de 2021, o Núcleo de Atenção à Mulher (NAM) realizou 720 atendimentos de Reiki, em mulheres de todas as idades, para os mais diversos problemas, com o objetivo de aliviar dores físicas e psicológicas, trazendo uma sensação de relaxamento e felicidade.
Quem pode aplicar e receber Reiki?
O Reiki é uma técnica criada no Japão, que tem como base a manipulação da energia “qi”, chamada de energia universal. Segundo Franciele, essa energia pode ser acessada por meio da meditação, e no caso do Reiki, aplicada por meio da imposição das mãos. Qualquer pessoa, inclusive crianças e até os animais podem ser beneficados. “Nesse caso o Reiki tem que ser aplicado por alguém habilitado, que fez curso e já está sintonizado com essa energia”, explica.
Os benefícios
Vários estudos relacionam o uso do Reiki com a melhora da qualidade de vida em diversos sentidos, tanto que em alguns hospitais, como o Sírio Libanês em São Paulo, a terapia é ofertada ao pacientes.
“Como temos essa inteligência de autocura, o Reiki também é inteligente, ele vai aonde a pessoa precisa mais. Nos pacientes que atendo, eu sinto que ele trabalha muito nas nossas glândulas, como a timo, que é diretamente ligada ao nosso sistema imunológico. Além disso ele trabalha a questão emocional, o equilíbrio mental, reduz a ansiedade e o estresse”, complementa a terapeuta.
Como ter acesso ao Reiki pelo SUS?
Em Balneário Camboriú para receber Reiki pelo SUS é preciso comparecer presencialmente ao Núcleo de Atenção à Mulher localizado na Rua México, ao lado do nº 875 - Bairro das Nações, munido de documento com foto e comprovante de residência. Para tirar dúvidas e mais informações, o telefone é (47) 3264-0192. O atendimento é toda quinta-feira, das 8h às 10h15.