SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sábado, 24 de fevereiro de 2024
Saúde

Teste do pezinho: “Pode rastrear mais de 50 doenças”, diz coordenadora sobre ampliação do exame

O teste do pezinho, realizado em todos os recém-nascidos de forma gratuita na rede pública, passará a investigar mais de 50 doenças raras de acordo com a Lei nº 14.154.

24/11/2021 22h52 | Atualizada em 25/11/2021 14h40 | Por: Beatriz Godoy Taveira | Fonte: Radio Cidade Tubarão
Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Em entrevista a Isadora Zarbato para o Estúdio Cidade desta quarta-feira (24), a coordenadora do Banco de Leite do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) de Tubarão, Débora Fileti, fala sobre a mudança. “Hoje, pelo SUS, o teste do pezinho engloba só seis doenças, mas já foi aprovada a lei que vai, em cinco etapas, aumentando a quantidade de doenças até que ele consiga rastrear mais de 50. No momento, a disponibilidade de detecção dessas doenças está apenas na rede privada, que possuem vários tipos de testes de pezinho, sendo possível descobrir até 150 doenças, mas a partir de agora vai estar disponível pelo SUS também”, afirma.

A coordenadora ainda lembra que o teste do pezinho é um dos primeiros exames realizado no bebê, sendo muito importante, já que serve para fazer a triagem de várias doenças que muitas vezes não manifestam sintomas logo que o bebê nasce, podendo ser descobertas muito depois caso o teste não seja feito.

publicidade

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.