Sexta-feira, 12 de abril de 2024
Saúde

UTIs da rede pública no estado têm lotação de mais de 94%

Três regiõs do estado estão com as UTIs lotadas: Grande Oeste, Vale do Itajaí e Foz do Rio Itajaí

Santa Catarina - SC , 02/04/2024 08h41 | Por: Joca Baggio
Foto: Imagem Ilustrativa/SCTodoDia

Santa Catarina entra em abril com ocupação máxima nas unidaes de terapia intensiva (UTIs) da rede em três regiões do estado e uma taxa de ocupação 94,65% no total das vagas do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Saúde informou que o Estado ainda tinha 110 leitos de UTI disponíveis na segunda-feira (1º de abril), sendo 47 adultos, 33 neonatal e 30 pediátricos. 

Na região da Grande Florianópolis, a lotação é de 97,12%. No Meio-Oeste e Serra, 97,74% dos leitos adultos estão ocupados. Já no Planalto Norte e Nordeste a taxa de ocupação é de 97,01%. Segundo a SES, no último ano, foram abertas 150 vagas em UTIs, sendo 41 leitos pediátricos, 53 neonatais e 52 adultos. A meta é chegar aos 170. Dos 20 leitos de UTI que ainda devem ser abertos no Estado, 10 são adultos e outros 10 neonatais. A SES ainda não deu um prazo para que isso ocorra.

A SES informa que quando não há vaga em uma cidade, o sistema hospitalar público de Santa Catarina busca leiros em outros municípios via Regulação: primeiro na mesma região e depois fora dela.

Segundo a nota da SES, “os hospitais de grande porte que atendem pelo SUS são centros de referência para procedimentos de alta complexidade e oferecem acesso porta aberta a todas as especialidades médicas. Consequentemente, é comum que as Unidades de Terapia Intensiva tenham uma taxa de ocupação geralmente superior a 80% nesses hospitais. As unidades possuem capacidade instalada para operar neste modelo”.
 

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.