Quarta-feira, 19 de junho de 2024
Saúde

Vacinação para crianças de 5 a 11 anos: “Medida excelente”, avalia secretário de Saúde de SC

Após a aprovação da Anvisa da vacina da Pfizer para crianças dessa faixa etária, a Secretaria de Saúde de SC aguarda orientações do Ministério da Saúde para aquisição de vacinas para crianças de 5 a 11 anos

16/12/2021 16h21 | Por: Redação | Fonte: Secretaria de Estado da Saúde
Foto: Governo de Santa Catarina/Divulgação

Nesta quinta-feira (16) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a indicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade. Segundo a avaliação técnica realizada pelo órgão, concluiu-se que o imunizante é seguro e eficaz para o público infantil, podendo ser incorporado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Em nota, na tarde desta quinta-feira, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES/SC) reforçou a importância da vacinação deste público e disse aguardar informações oficiais do Ministério da Saúde (MS) para à aquisição da vacina, bem como orientações técnicas sobre o prazo para inclusão de crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19. De acordo com o SES, o estado de Santa Catarina possui uma a população de 642.800 crianças que estão na faixa etária dos 5 aos 11 anos.

 

 

publicidade

Em entrevista a Matheus Aguiar, no Jornal da Rádio Cidade desta quinta-feira (16), o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, reitera que agora o Estado aguarda aquisição e distribuição do imunizante por parte do Ministério.“Aguardamos o lote específico para o público infantil”, completa. Motta avalia que a medida é excelente, considerando a gravidade e proporção da pandemia. “A prevenção é o melhor tratamento e nada melhor do que vacina para prevenir doenças graves”, ressalta. 

É importante ressaltar que a Anvisa esclareceu, durante o anúncio da aprovação, que a vacina aprovada para a imunização das crianças é diferente daquela utilizada para a vacinação das pessoas maiores de 12 anos. Foi explicado que o imunizante utilizado nas pessoas com 12 anos ou mais tem uma composição de 30 microgramas por dose e está identificada com uma tampa roxa. Já a vacina que será aplicada nas crianças de 5 a 11 anos terá o equivalente a um terço da fórmula “padrão” (10 microgramas por dose) e será identificada com uma tampa laranja. Até o momento, este imunizante não está disponível no Brasil.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre uma maior proteção para crianças de 5 a 14 anos, que são as mais afetadas pela nova onda de Covid-19 que vem ocorrendo na Europa, e a vacinação é uma estratégia importante para se fortalecer essa proteção. Desde o início da pandemia foram notificados em Santa Catarina 28.788 casos de Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, dos quais oito foram a óbito, além de terem sido registradas 1.188 hospitalizações, das quais 169 necessitaram de internação em leito UTI.

 

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.