Sexta-feira, 12 de julho de 2024
Saúde

Veja 11 alimentos que baixam o colesterol

Aproximadamente 40% da população brasileira adulta possui níveis elevados de colesterol

Criciúma - SC, 14/06/2024 14h22 | Por: Érik Borges | Fonte: Nestlé

Você sabia que o colesterol nem sempre é ruim para o nosso organismo? Ele é uma forma de gordura que ajuda a fornecer estabilidade às células e a manter o corpo funcionando corretamente.

O problema surge quando há um excesso de colesterol. Por isso, manter uma dieta com alimentos que ajudam a baixar o colesterol é uma das maneiras de prevenir doenças.

O acúmulo excessivo de colesterol no organismo é considerado um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 40% da população brasileira adulta possui níveis elevados de colesterol.

De modo geral, o colesterol pode ser classificado em dois grupos, comocolesterol bom (HDL)oucolesterol ruim (LDL). Ou seja, ele possui papéis importantes para o organismo. No mais, é importante adotar uma abordagem equilibrada e incluir alimentos que auxiliam na redução do colesterol em nosso organismo

11 alimentos que baixam o colesterol
Para manter esse equilíbrio entre LDL e HDL, existem alguns alimentos que ajudam a baixar o colesterol ruim. Cada tipo de comida reduz o colesterol de maneiras diversas.

Algumas fornecem fibras solúveis, que se ligam ao colesterol no sistema digestivo e os eliminam do corpo antes que entrem na corrente sanguínea. Outros fornecem gorduras poli-insaturadas, que reduzem diretamente o LDL. E alguns contêm substâncias que ajudam a impedir o corpo de absorver o colesterol.

Listamos 11 dos principais alimentos que ajudam a baixar o colesterol, veja só:

Peixes
Os peixes mais gordurosos, como salmão, atum, sardinha e bacalhau são ricos em ácido graxo ômega-3, que ajudam na redução de triglicerídeos no sangue, diminuindo chances de problemas cardiovasculares também.

O consumo regular de diferentes tipos de peixes também pode ajudar a aumentar o colesterol HDL, que ajuda a remover o colesterol LDL das artérias.

Além disso, peixes são uma boa fonte de proteínas magras, que são uma opção mais saudável do que carnes vermelhas e embutidos, que tendem a ser ricos em gorduras saturadas.

Aveia
A aveia, em qualquer de suas formas, contém uma abundância de fibra solúvel, conhecida como beta glucana, que tem o potencial de reduzir significativamente os níveis de colesterol ruim.

As fibras solúveis se ligam às gorduras, removendo-as do corpo antes que ela seja absorvida na corrente sanguínea, ajudando a diminuir os níveis de LDL.

Feijão
O feijão também é rico em fibras solúveis, e além de tudo, eles demoram um pouco para serem digeridos pelo corpo, o que significa que você se sente satisfeito por mais tempo após consumi-lo.

Cevada e outros grãos integrais
Assim como aveia, a cevada e outros grãos integrais podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, principalmente por meio da fibra solúvel que eles fornecem.

Oleaginosas
Muitos estudos apontam que consumir oleaginosas faz bem para o coração. Dentre eles, uma pesquisa afirma que comer, aproximadamente, 50 g denozespor dia pode ajudar na redução do LDL.

Outras oleaginosas que ajudam a diminuir o colesterol ruim e fazem bem para o coração são amêndoas e amendoim.

Além disso, elas possuem arginina, uma substância que contribui com a pressão arterial e reduz a quantidade de colesterol ruim, pois possuem características que aumentam um pouco as taxas de HDL.

Soja
Comer soja e alimentos feitos com essa leguminosa, como tofu e leite de soja, já foi apresentado como uma forma poderosa de contribuir para a redução do colesterol.

Se você não tem o costume de consumir esse ingrediente, veja essa dica de como fazer carne de soja moídafácil e rápida!

Berinjela
Além de ser uma ótima opção para reduzir o nível de colesterol, a berinjela também é muito saudável e versátil, podendo ser incluída na alimentação de diferentes formas.

Pode ser consumida assada, em forma de salada, de pasta e em lasanha, como nessa deliciosa receita de Lasanha de Berinjela Maggi.

Quiabo
Boa fonte de fibra solúvel, o quiabo é um dos alimentos indicados para diminuir o colesterol ruim.

Óleos vegetais
Os óleos vegetais feitos a partir de canola, girassol, milho e cártamo são uma alternativa saudável e recomendada para substituir a manteiga ou o óleo de soja, que não são ideais para quem busca manter o colesterol sob controle.

Isso porque, devido às suas gorduras monoinsaturadas e à presença de ácidos graxos ômega-3, eles podem ajudar a reduzir o colesterol ruim e promover a saúde do coração.

Por sua vez, a manteiga e o óleo de soja são ricos em gorduras saturadas, que podem aumentar o colesterol LDL e contribuir para problemas cardiovasculares.

Frutas
Frutas, como maçã, uva, morango e frutas cítricas, são uma ótima opção para reduzir o colesterol, já que são ricas em uma fibra solúvel chamada pectina. Além delas, o abacate possui fibras e gorduras monoinsaturadas, dois nutrientes que ajudam a reduzir o LDL e aumentar o colesterol HDL.

Chocolate amargo
Se você gosta de doces, mas quer manter a alimentação saudável e os níveis de colesterol sob controle, o chocolate amargo é uma ótima opção.

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