SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sábado, 24 de fevereiro de 2024
Saúde

Veja quais são as funções da vitamina C no corpo

Esse nutriente é encontrado em um grande número de alimentos e tem funções específicas benéficas ao organismo

Brasil, 04/12/2023 08h30 | Atualizada em 04/12/2023 11h02 | Por: Redação
Foto meramente ilustrativa-Freepik/Reprodução-SCTodoDia

O ácido ascórbico, popularmente chamado de vitamina C, é encontrado em diversos alimentos: desde frutas como melão, kiwi, morango e frutas cítricas (como laranja e limão) até vegetais como brócolis, couve de bruxelas, tomate e couve-flor, entre outros.

Essa vitamina desempenha diversas funções no organismo e é necessária para o crescimento e o reparo dos tecidos em todas as partes do corpo, explica o MedlinePlus, um serviço de informações da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NLM).

Quais as funções da vitamina C?

Segundo o MedlinePlus, esse nutriente cumpre funções vitais no corpo humano, como a formação de colágeno, proteína utilizada na formação da pele, ligamentos, vasos sanguíneos e tendões. Além disso, auxilia na cicatrização de feridas e na formação de tecido cicatricial.

Por sua vez, acrescenta a fonte médica, a vitamina C é responsável pela reparação e manutenção dos dentes, cartilagens e ossos e auxilia na absorção do ferro.

O MedlinePlus indica ainda que a vitamina C deve ser ingerida diariamente para evitar a escassez de níveis no organismo, uma vez que este não a produz nem armazena. Além disso, seu excesso costuma ser eliminado pela urina, sem causar nenhum dano ao organismo.

Da mesma forma, pessoas que tenham dúvidas quanto à ingestão diária ideal de vitamina C devem consultar um especialista no assunto para obter um correto diagnóstico e controle.

publicidade
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.