SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Domingo, 05 de dezembro de 2021
SC

Grupo avista 120 baleias-franca durante sobrevoo entre SC e RS

Grupo avista 120 baleias-franca durante sobrevoo entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ação percorreu a costa entre Florianópolis e Cidreira. Ao todo, foram registradas 60 pares de mãe com seus filhotes

Santa Catarina, 10/09/2021 13h46 | Atualizada em 10/09/2021 13h47 | Por: Isadora Zarbato | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: SCPAR Porto de Imbituba

Pesquisadores do Projeto ProFRANCA/Instituto Australis de Santa Catarina avistaram 120 baleias-francas durante um sobrevoo que é feito anualmente durante a temporada. A ação, que ocorreu no sábado (4), percorreu a costa entre Florianópolis e Cidreira (RS). Ao todo, foram registradas 60 pares de mãe com seus filhotes. O número é quase três vezes o registrado em setembro passado, quando 43 animais foram encontrados.

A maioria dos animais foi encontrada entre a Guarda do Embaú, em Palhoça, na Grande Florianópolis, e a Gamboa, na cidade de Garopaba, no Sul catarinense. No perímetro, foram 18 pares de mãe e filhote.

Em entrevista a Isadora Zarbato, durante o Estúdio Cidade desta quarta-feira (8), a bióloga e diretora do Instituto Australis, Karina Groch, fala sobre o sobrevoo.

publicidade

Segundo Karina Groch, diretora de pesquisa do projeto, a expectativa foi superada durante o sobrevoo. As baleias se reproduzem em média a cada 3 anos, mas o intervalo pode aumentar após períodos em que há pouca disponibilidade de alimento. "Estamos muito felizes com o resultado final, quase três vezes maior que o número do ano passado, e este é um excelente resultado", disse.

O objetivo do sobrevoo é realizar a fotoidentificação individual das baleias, para estudos populacionais e de uso de habitat. A análise das fotografias feitas durante o sábado ainda não foi realizada, e o número de baleias poderá ser atualizado. No entanto, em uma pesquisa inicial os pesquisadores encontraram animais que já haviam sido localizados anteriormente no litoral.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.