SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Quinta-feira, 02 de dezembro de 2021
SC

Santa Catarina não registra óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas

O levantamento realizado pela Secretaria da Saúde, que registra os dados computados pelas secretarias municipais de Saúde, mostra que não houve mortes registradas por Covid-19 nesta terça-feira (9).

09/11/2021 23h35 | Atualizada em 10/11/2021 08h26 | Por: Beatriz Godoy Taveira | Fonte: Governo de Santa Catarina
Foto: Pexels

Pela primeira vez desde o dia 13 de maio de 2020 Santa Catarina não registrou óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas. A informação é da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES que, nesta terça-feira (9), divulgou o dado histórico resultado do sucesso obtido pelo avanço da vacinação no Estado que já conta com mais de 63% da população total completamente imunizada contra a doença.

Nesta semana, os números de casos graves que levam a óbitos por Covid-19 também sofreram uma forte desaceleração. Nas últimas 24 horas, em todo o Estado, foram registrados 792 novos casos. De acordo com a Vigilância, observa-se também que houve uma redução de 56% na média móvel dos últimos 7 dias. De 2 a 8 de novembro, foram registrados 37 óbitos por covid-19 em Santa Catarina, representando uma média móvel de 5,3 óbitos por dia. Já no período anterior, de 26 de outubro a 1º de novembro, foram registrados 84 óbitos, com uma média móvel de 12 óbitos por dia. Esse dado evidencia uma diminuição no perfil de gravidade da pandemia.

publicidade

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, afirmou que, aos poucos, com a ajuda de todos, o cenário está melhorando. "Fortalecemos nossa estrutura hospitalar, aumentamos nossos leitos, regionalizamos o acesso e vacinamos. Juntos, o Estado e os municípios, somos responsáveis pelo melhor enfrentamento da pandemia no Brasil, e esta desaceleração é a prova disso", destacou Motta Ribeiro.

De Glasgow, na Escócia, onde participa da COP-26, o governador Carlos Moisés comemorou a marca e lembrou da importância da vacinação. “Nós lutamos muito por isso. Essa é uma notícia muito importante para nós e comemoramos com os catarinenses esse momento. Queremos voltar à normalidade com o avanço da vacinação. Então você, que não tomou a segunda dose, procure um local para tomar. A Covid-19 é uma doença social e não individual”, destacou o governador.

Apesar do registro ser positivo e trazer um alento depois de um período de tantas perdas, a marca é também um alerta, já que a pandemia ainda não acabou e ainda pode trazer novos óbitos, por isso, os cuidados devem continuar sendo tomados. “Essa informação deve ser vista com cautela, pois pode haver um atraso na digitação por parte dos municípios ou óbitos ocorridos nas últimas 24 horas e que ainda não foram registrados no sistema oficial poderão ser computados posteriormente. Mesmo assim, trata-se de um dado positivo, que aponta que estamos no caminho certo rumo ao controle da pandemia", aponta o superintendente da Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.