SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
Segurança

“O Governo do Estado aplicou mais de R$ 140 milhões na Polícia Militar”, diz novo comandante geral da corporação

O Coronel Marcelo Pontes, recém empossado no cargo, comentou também sobre a operação veraneio que se iniciou nesta semana.

20/12/2021 21h28 | Atualizada em 23/12/2021 12h44 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: Divulgação/Peterson Paul/Secom

A Polícia Militar de Santa Catarina tem um novo comandante-geral. O coronel Marcelo Pontes assumiu o cargo do coronel Dionei Tonet, em cerimônia na Academia de Polícia Militar da Trindade, na tarde desta segunda-feira, 20, em Florianópolis. O coronel Marcelo Pontes era o atual subcomandante-geral, cargo que agora passa a ser ocupado pelo coronel Evandro de Andrade Fraga.

Além dos oficiais envolvidos no ato, o general de brigada Márcio Luis do Nascimento Abreu Pereira, o governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, e o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, também marcaram presença, entre diversas autoridades civis e militares.

No primeiro ato da cerimônia, o coronel Dionei Tonet recebeu um elogio em folha do governador pela missão cumprida frente à corporação e lembrou as dificuldades dos últimos anos: “o Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (esteve) em um contexto ainda mais desafiador, em que o combate ao crime e a proteção à vida caminharam lado a lado ao enfrentamento de um inimigo até então desconhecido: o coronavírus”, descreveu o governador.

O ato de passagem de comando foi marcado pela entrega da espada do comando-geral, acompanhado dos ex-comandantes-gerais. O coronel da reserva, Paulo Roberto de Fagundes Freitas, comandante-geral mais veterano presente, efetuou a entrega da insígnia de comandante-geral ao recém empossado na função.

 

publicidade

Na sequência foi registrada a assinatura da reserva remunerada do coronel Dionei e a entrega de medalhas Corpo de Tropa, Lealdade e Constância e da Comenda Barriga Verde ao oficial. Em seguida, o agora veterano coronel Dionei Tonet fez o uso da palavra e agradeceu ao efetivo: “os senhores são diferenciados. Se os números em Santa Catarina são bons, é por causa da nossa tropa qualificada, que sabe trabalhar e precisava de equipamentos básicos. Nós buscamos trazer equipamentos, mudar processos, mas nada disso seria possível se a tropa não estivesse motivada”, asseverou, ao lembrar a aquisição de coletos balísticos, viaturas e novas armas.

O coronel Fraga, agora novo subcomandante-geral da PMSC, foi empossado na sequência. Policial militar desde 22 de fevereiro de 1989, é especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Administração em Segurança Pública e em Altos Estudos de Polícia e Estratégia, pela Faculdade da Polícia Militar (Fapom). O oficial atuou boa parte da carreira no 9º BPM, em Criciúma, onde foi comandante, bem como da 6ª Região de Polícia Militar. Atualmente exercia a função de chefe da Agência Central de Inteligência da PMSC. O coronel Fraga é casado, pai de uma filha e avô de um menino.

Para finalizar a passagem, o governador Moisés fez seu pronunciamento. “Quando vejo a emoção do coronel Dionei em sua despedida, vejo a importância da envergadura desse cargo, que é comandar a melhor polícia militar do Brasil. É imensa a responsabilidade que hoje o coronel Pontes assume com sua equipe e lhe desejo sucesso”, afirmou o governador.

Foto: Divulgação/CBMSC

Currículo novo comandante-geral

O coronel Marcelo Pontes é o septuagésimo sétimo comandante-geral da instituição. Natural de Florianópolis, incluiu na PMSC em 22 de fevereiro de 1989. É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina, em Administração e Segurança do Trânsito pela Universidade do Vale do Itajaí em 2002. Também é especialista em Administração da Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina e em Altos Estudos de Polícia e Estratégia realizado pela Faculdade da Polícia Militar, em 2017.

O oficial exerceu suas funções na Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar Ambiental, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) e 1ª Região de Polícia Militar (RPM), antes de ingressar no Comando-Geral da instituição. O coronel é casado e pai de dois filhos.

Em entrevista a Matheus Aguiar, no Jornal da Rádio Cidade desta quarta-feira (22), o novo Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Marcelo Pontes, comentou sobre o novo cargo e os investimentos do Governo Estadual na corporação.

“O comandante tem a missão de fazer toda a gestão operacional da corporação. O planejamento dessa operação veraneio que iniciou hoje foi meu (ainda como subcomandante). Então vamos dar continuidade ao trabalho que foi realizado, executando o planejamento que foi ajustado ano passado. Ao final das grandes operações nós sempre temos ali um encontro com os comandantes para avaliar os pontos positivos e negativos”, ressaltou o coronel.

“A gente vai dar seguimento a tudo aquilo que foi previsto no plano de comando da corporação, executando os projetos que estão em andamento. O Governo do Estado aplicou mais de R$ 140 milhões na Polícia Militar”, completou o novo comandante.

Marcelo também elogiou o novo subcomandante geral da corporação. Evandro Fraga, ressaltando a trajetória do coronel dentro da PM de Santa Catarina.

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.