Quarta-feira, 19 de junho de 2024
Segurança

"Operação Bergon", contra grupos nazistas, cumpre mandado em Santa Catarina

Envolvidos são investigados por publicar, em redes sociais e em aplicativos de mensagens, fotografias, imagens e textos de cunho racista, homofóbico, antissemita ou nazista.

Rio de Janeiro - RJ, 16/12/2021 08h48 | Por: Redação | Fonte: Agência Brasil / PCSC
Objetos apreendidos na casa de um adolescente em Porto União (SC). Foto: Divulgação Polícia Civil

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil deflagraram na manhã desta quinta-feira (16) a Operação Bergon, com cumprimento de mandados em sete Estados. No total são quatro mandados de prisão e 30 de busca e apreensão contra grupos de pessoas que se autodeclaram nazistas. Além do Rio de Janeiro, policiais atuam em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Norte.


De acordo com o MPRJ, essas pessoas são suspeitas de praticar, divulgar e instigar a realização de atos de discriminação e preconceito em relação à raça, cor, etnia e procedência nacional, além do crime de corrupção de menores. Alguns dos suspeitos são adolescentes. O grupo é investigado por publicar, em redes sociais e em aplicativos de mensagens, fotografias, imagens e textos de cunho racista, homofóbico, antissemita ou nazista. Há ainda a incitação da prática de violência contra esses segmentos.
Segundo o MPRJ, o nome da operação faz referência à freira francesa Denise Bergon, que desafiou nazistas ao abrigar e salvar a vida de dezenas de crianças judias durante a Segunda Guerra.

 

publicidade

Em Santa Catarina


Em Santa Catarina a Operação Bergon um mandado foi cumprido por policiais civis da Delegacia de Polícia da Comarca de Porto União e da Divisão de Investigação Criminal (DIC/PCSC) na casa de um adolescente, na cidade de Porto União, regiao Norte do Estado. No local, houve a apreensão de objetos. O adolescente suspeito não foi apreendido. A ação conta também com a participação de policiais civis da Diretoria de Inteligência da PCSC, que estão em contato com os policiais civis do Rio de Janeiro para os desdobramentos dos trabalhos investigativos.

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.