O curso ocorreu entre os dias 18 e 28 de outubro de 2021, com carga horária de 94 h/aula
Nesta quinta-feira, 28, foi realizada a formatura da 31ª turma de instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento aconteceu no Golden Hotel e Eventos, em São José. O programa, que havia suspendido as suas atividades durante o ano letivo de 2020, agora tem mais 35 novos instrutores. O curso ocorreu entre os dias 18 e 28 de outubro de 2021, com carga horária de 94 h/aula.
Anualmente, são capacitados aproximadamente 85.000 estudantes nos quatro currículos aplicados pelo programa. Em 2019, foram contabilizados 1.504.571 catarinenses formados pelo Proerd no 5º ano, módulo que habilita os alunos formados a tomarem decisões seguras e saudáveis.
O chefe do EMG, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, fez um breve relato das principais ações da Polícia Militar de Santa Catarina e destacou o trabalho realizado pelo Proerd como um pilar importante de ação para inserir na sociedade os reais valores de valorização ao ser humano, à família e, consequentemente ao nosso Estado e ao nosso país. “Este trabalho, muitas vezes criticado, tem uma ação muito importante na sua prioridade, que é afastar os nossos jovens das drogas. O tráfico de drogas deve ser combatido em todos os flancos”, destacou. Em nome de todos os novos instrutores falou a formanda, soldado da BMRS, Franciela Soca Gomes.
Na solenidade também foram entregues medalhas Proerd para aqueles instrutores, autoridades civis ou militares e entidades que contribuem sobremaneira com o crescimento do programa.
O Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, foi idealizado para prevenir o uso e o tráfico de drogas e todas as formas de violência, seja física ou psicológica. Foi implantado em Santa Catarina em 1998. O programa é coordenado pela Polícia Militar. Policiais recebem formação pedagógica específica para dar aulas em escolas públicas e privadas de todo o Estado. O foco são as crianças e adolescentes em fase escolar. A iniciativa busca despertar a consciência para o problema das drogas e da violência. O programa atende ao público infanto-juvenil, dos cinco aos 15 anos de idade.
O Proerd tem como base o Drug Abuse Resistance Education (Dare), criado pela professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade Los Angeles, Estados Unidos, em 1983.
Confira um trecho da solenidade de formatura dos novos instrutores do Proerd: