SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Domingo, 05 de dezembro de 2021
Segurança

'Golpe da novinha', o cibercrime que virou moda no Brasil

Nudes, a palavra significa trocar fotos íntimas através de aplicativos de mensagens. A quantidade de pessoas caindo no cibercrime, onde há extorsão vem crescendo, o crime consiste em o criminoso pede dinheiro para não divulgar fotos e vídeos íntimos da vítima. O crime é conhecido como 'golpe da novinha' ou golpe do nude'

Tubarão, 17/09/2021 07h55 | Por: Isadora Zarbato | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: Pexels

O cibercrime, que já havia registrado crescimento no Brasil em 2020, voltou a bater recordes em 2021. Um levantamento da empresa Kaspersky revela que o Brasil teve um aumento de 23% nos casos de cibercrimes nos primeiros oito meses de 2021 em comparação ao mesmo período no ano anterior.

"O golpe do nude vem ocorrendo com frequência em todo o Brasil e em Tubarão, e na região, não é diferente. O crime ocorre quando uma pessoa usa uma conta falsa e se faz passar por uma bela mulher. Ela aciona as vítimas pelas redes sociais e estabelece um relacionamento virtual que rapidamente evolui para a troca de fotos íntimas. Quem começa enviando os nudes é o criminoso e quando a vítima envia imagens íntimas que permitem identificá-la, o estelionatário entra em ação", explica o delegado da Divisão de Combate a Furtos e Roubos de Tubarão, Bruno Martins, explica como funciona o golpe.

publicidade

Uma modalidade de crime vem fazendo um número cada vez maior de vítimas: o sextortion, do inglês, extorsão sexual, caracterizado quando o criminoso pede dinheiro para não divulgar fotos e vídeos íntimos da vítima.

"Não envie fotos intimas para quem você não conhece e verifique se o perfil é falso ou não", orienta o delegado. O crime é conhecido como 'golpe da novinha' ou golpe do nude'.

No golpe, mm nenhum momento as vítimas são informadas de que a suposta mulher é menor de idade, eles acreditam que estão conversando com uma mulher maior de idade.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.