SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Domingo, 24 de outubro de 2021
Segurança

Golpes de estelionato tem queda de 28% motivada por campanha de prevenção do Estado

Com o isolamento social, por conta da pandemia de coronavírus, a incidência de golpes virtuais registrou um aumento de 85%.

Santa Catarina, 07/10/2021 22h11 | Atualizada em 08/10/2021 13h30 | Por: Beatriz Godoy Taveira | Fonte: Governo de Santa Catarina
Foto: Pexels

Uma redução de 28% no número de golpes estelionatários diários foi registrado após campanha de prevenção ao estelionato criada pelo Governo do Estado. “Desconfie sempre, não caia em golpes”, foi lançada em 18 de agosto, quando a média de sete dias era de 187 casos. Já em 30 de setembro, esse número caiu para 135.

publicidade

O Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de Santa Catarina é o órgão responsável por analisar esses dados semanalmente e, para esse crime, segundo a pesquisa da Diretoria de Inteligência e Estatística (DINI) da Secretaria de Segurança Pública, 97% deles não teriam ocorrido se a potencial vítima tivesse algum conhecimento sobre os golpes.

Um levantamento feito pela DINI aponta que os golpes mais recorrentes em Santa Catarina continuam sendo os de clonagem do WhatsApp, anúncio de compra e venda de veículos, duplicação de perfil de WhatsApp, compras pela internet, falso empréstimo, clonagem de cartão e anúncio de imóveis.

Com o aumento nos casos, a Polícia Civil disponibilizou em seu site uma cartilha informativa contendo os principais golpes realizados no Estado, com dicas sobre como se prevenir de cada um deles e orientações das formas certas que se deve agir nessas situações, caso a pessoa já tenha sido vítima. O acesso a essas informações é mais uma forma que o Estado encontrou para tentar prevenir e combater esses golpes.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.