SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
Segurança

Operação de combate a fraudes em esquema de medicamentos de alto custo é realizada nesta terça-feira (30)

A ação acontece em parceria com a Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU), e ainda investiga o envolvimento de dirigentes da Anvisa nos atos de corrupção.

30/11/2021 13h00 | Atualizada em 30/11/2021 19h10 | Por: Beatriz Godoy Taveira | Fonte: Controladoria-Geral da União
Foto: Divulgação/Governo Federal

Na manhã desta terça-feira (30) foi deflagrada a Operação Rarus que visa combater fraudes em esquema de medicamentos de alto custo. Realizada em parceria com a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), foram cumpridos oito mandados de busca nas cidades de São Paulo e no Distrito Federal.

O objetivo da ação é reprimir fraudes que envolvem a entrega de medicamentos de alto custo adquiridos com dinheiro público para pessoas portadoras de doenças raras através de ações judiciais. As investigações apontam que, entre os anos de 2015 e 2018, as ações judiciais eram patrocinadas por uma indústria farmacêutica que se valia de uma associação de pacientes para induzir e prescreverem os seus produtos.

 

 

publicidade

Ainda deve ser apurado a existência de pacientes que sequer possuíam a indicação médica para o uso dos medicamentos prescritos e se há envolvimento de dirigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em atos de corrupção. Os envolvidos deverão responder pelos crimes de corrupção ativa, passiva e violação de sigilo funcional, com penas previstas entre 12 a 18 anos de prisão.

A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), mantém o canal Fala.BR para o recebimento de denúncias. Quem tiver informações sobre a Operação Rarus ou sobre quaisquer outras irregularidades, pode enviá-las por meio de formulário eletrônico. A denúncia pode ser anônima, para isso, basta escolher a opção “Não identificado”.

 

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.