Sexta-feira, 12 de julho de 2024
Segurança

Operação Unmask investiga transações imobiliárias supostamente ilegais em Itapema

A operação da Polícia Civil e DEIC do Rio Grande do Sul investiga grupo criminoso que utiliza documentação falsa para oferecer imóveis de alto valor, a maioria deles em Itapema

Porto Alegre - RS, 20/06/2024 09h43 | Por: Joca Baggio
Foto: Divulgação/SCTodoDia

A Delegacia de Polícia de Eldorado do Sul, em ação conjunta com a 1ª Delegacia de Polícia de Combate à Corrupção do DEIC, deflagrou na manhã desta quinta-feira (20) a Operação Unmask. Foram cumpridas 25 medidas cautelares, entre mandados de prisão, busca e apreensão, sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias, em investigação a crimes de falsificação de documento público, estelionato e associação criminosa praticados contra vítimas residentes em diversos estados do país. Cinco pessoas foram presas preventivamente em Viamão e Porto Alegre. 

Conforme a investigação, os suspeitos integram um grupo criminoso que utiliza documentação falsa (carteiras de identidade, procurações e contratos de compra e venda de imóveis) para oferecer imóveis de alto valor, a maioria deles localizados na cidade de Itapema. Eles se passam por corretores imobiliários, advogados e até mesmo os próprios proprietários dos terrenos enganam as vítimas, atraídas pela aparência de um negócio vantajoso, já que os imóveis são sempre oferecidos por um preço abaixo do valor de mercado imobiliário. 

Após transferirem o valor inicial da venda para garantir o negócio, as vítimas percebem que foram enganadas, pois os criminosos não são os verdadeiros proprietários nem possuem os terrenos, e as identidades, procurações e contratos são falsos. Foram apreendidos celulares, computadores e grande quantidade de documentos, como escrituras públicas, procurações outorgando poderes, certidões de casamento, entre outros, supostamente falsos, além de dinheiro sem procedência. O material foi enviado para perícia.

A DEIC também apurou que as procurações para a venda dos imóveis eram efetuadas pelos criminosos no tabelionato Eldorado do Sul e investiga dois servidores que estariam supostamente ligados aos criminosos. 

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.