Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Segurança

PMSC lança Programa de Proteção de Veteranos: "Mesmo na reserva, eles continuam fazendo parte da corporação"

No último dia 15, a Polícia Militar de Santa Catarina criou o Programa de Proteção de Veteranos. A idealização se deu pelo afastamento dos policiais inativos, que acabaram perdendo o contato com os demais colegas.

Santa Catarina, 20/10/2021 08h07 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: Reprodução

Depois de perceber o distanciamento de policiais na reserva, a Polícia Militar de Santa Catarina criou o Programa de Proteção de Veteranos, a fim de trazer de volta o contato com os colegas e o sentimento de pertencimento desses profissionais. Para isso, algumas medidas foram criadas, como o cadastramento do policial inativo, grupo de WhatsApp para integração e troca de informações, espaço dentro do batalhão para atendimento diferenciado ao policial veterano e a inclusão do 'botão de pânico' exclusivo no aplicativo PMSC Cidadão.

O Tenente-coronel Vilson Schlickmann, comandante do 5° batalhão de Policia Militar de Tubarão, fala sobre o objetivo do Programa. "Trazê-lo de volta para o quartel, para que ele fique atualizado e se integre com os demais policiais. Nossos veteranos têm mais de 30 anos de Polícia Militar, com experiências e vivências que valorizam muito a equipe que chegou agora", admite.

Importante não apenas para os veteranos, mas para toda a corporação, Vilson destaca os benefícios trazidos pelo programa. Um deles é o fortalecimento de toda a equipe. "Fortalece nosso policial da rua, conhecendo quem são esses profissionais. Ganha a sociedade, porque policiais novos recebem instruções dos veteranos. Isso diminui alguns erros, haja vista que são maduros e bem formados, mas falta experiência nos mais novos", reforça.

publicidade

O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar ainda comenta a importância que essa interação e proximidade com os policiais da reserva têm para o reconhecimento desses profissionais. "Nós brincamos que o PM morre duas vezes: quando vai para a reserva e deixa de usar a farda depois de mais de 30 anos e a morte física mesmo. Nós precisamos resgatar esse policial. Infelizmente a pandemia ainda não nos permite, mas certamente ano que vem eles poderão vir no Batalhão, ver como está o desenvolvimento, a mudança dos procedimentos. Isso é bom! Eu vejo que quando eles vêm nos visitar, os olhos brilham", finaliza.

Para saber com precisão informações mais detalhadas de todos os profissionais inativos da região será possível com a primeira medida prevista no Programa, que é o cadastramento dos policiais.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.