Sexta-feira, 12 de julho de 2024
Segurança

Prefeito de Cocal do Sul é preso em Operação do Gaeco e Geac

Além do prefeito, o responsável pelo setor de compras da prefeitura também foi conduzido na Operação "Fundraising", deflagrada nesta quarta-feira

Cocal do Sul - SC, 19/06/2024 08h38 | Por: Simone Costa
Foto: Eduardo Madeira

O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, foi preso na Operação "Fundraising", deflagrada pelo Gaeco e pelo Geac, na manhã desta quarta-feira (19). A operação busca desarticular possível organização criminosa, suspeita de praticar ilícitos, especialmente o desvio de recursos públicos e fraudes em licitações.  Além do prefeito, um servidor responsável pelo setor de compra da prefeitura, também foi conduzido pela polícia.

De acordo com reportagem da Rádio Cidade em Dia, os servidores municipais seguem do lado de fora do prédio da prefeitura aguardando as diligências que continuam sendo feitas no local. A casa do prefeito também teria sido alvo de buscas.

Estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, cinco de suspensão do exercício das funções públicas e 63 de busca e apreensão, em 23 municípios catarinenses, um município do Rio Grande do Sul e em Brasília/DF.   

De acordo com a investigação, o grupo criminoso atuaria com a finalidade de direcionar processos licitatórios em diversos municípios do Estado. Sob o pretexto de prestar serviços de consultoria e de assessoramento para captação de recursos públicos, buscava firmar contratos públicos sem que houvesse necessariamente a comprovação de qualquer atividade, mas que serviria de subterfúgio para que servidores públicos, assim como agentes políticos e particulares, auferissem ganhos ilícitos por meio do recebimento de vantagens indevidas.  

A investigação prossegue em segredo de justiça.  

publicidade

A operação conta ainda com o apoio técnico das Polícias Penal e Científica de Santa Catarina, da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, além da Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (DECOR/PCDF), e do GAECO e Centro de Produção, Análise, Difusão e Segurança da Informação - CI do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).  

A investigação prossegue em segredo de justiça.  

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.