SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Segurança

Procon de Tubarão faz alerta para o golpe de pagamento via Pix pelo WhatsApp

Mais um novo golpe está deixando o Procon em alerta, a nova forma é quando o golpista entra em contato com a vítima por mensagem de WhatsApp, se fazendo passar por representantes de agências bancárias, informam ao cliente sobre um suposto pagamento realizado pelo sistema PIX

Tubarão, 28/09/2021 15h41 | Por: Isadora Zarbato | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: Rádio Cidade Tubarão

O Procon de Tubarão está fazendo um alerta à população sobre um novo golpe que vem sendo aplicado na internet. Por mensagem de WhatsApp, os golpistas, se fazendo passar por representantes de agências bancárias, informam ao cliente sobre um suposto pagamento realizado pelo sistema PIX.

"O Pix é uma modalidade de pagamento que trouxe praticidade ao consumidor, mas ao mesmo tempo, ele está sendo utilizado por criminosos. A vítima recebe um SMS falando que um transferência foi feita com sucesso, na mensagem consta um link, que ao clicar, os golpistas tem acesso aos dado da vítima", diz a diretora de fiscalização do órgão, Bruna Duarte.

A mensagem sempre vem acompanhada de um link e sugere o acesso ao endereço fornecido. Muitos clientes, por desconhecerem o pagamento realizado, clicam na mensagem. O problema é que, o suposto representante de banco, pede acesso as informações pessoais do cliente.

publicidade

A partir daí, os golpistas utilizam os dados fornecidos para aplicar golpes em nome das vítimas. Mas, a ação criminosa não para por aí. Os bandidos clonam os números de telefone, bem como, o WhatsApp dos clientes. Através da agenda de contatos, passam a pedir dinheiro em nome das vítimas.

"O consumidor tem que estar atento, a vítima não recebe mensagem ao realizar algum pagamento, somente quando recebe. A orientação é entrar em contato com o banco e fazer um boletim de ocorrência", diz a diretora.

O mesmo golpe vem acontecendo através do Facebook, quando a página é clonada. Segundo a Diretora do Procon de Imbituba, os golpistas também se utilizam do messenger para solicitar dinheiro aos amigos das vítimas.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.