SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
Segurança

Seis detentos fogem da Penitenciária de Itajaí e um é morto em confronto

Fuga foi no início da noite de sábado (01). Cinco ainda estão foragidos.

Itajaí - SC, 02/01/2022 09h10 | Atualizada em 03/01/2022 08h17 | Por: Daiana Brocardo | Fonte: Polícia Militar Itajaí
Foto: Divulgação PM Itajaí

Seis detentos fugiram do Complexo Prisional do Vale do Itajaí, que fica no bairro Canhanduba, em Itajaí. Segundo informações da Polícia Militar, a fuga foi por volta das 18h20 deste sábado (01). Os presos estavam na cela 7, da galeria D da Penitenciária. 

Segundo a PM de Itajaí, os presos teriam serrado as grades da cela, percorrido o pátio e escalado as grades de proteção. Ainda durante a noite de sábado, um vídeo feito por um morador da região começou a circular nas redes sociais e sites de notícias. Nas imagens os presos aparecem correndo para plantações e áreas de mata que ficam ao redor do Complexo. 

Durante a fuga, o detento Claudemir Ferreira Telles Júnior, de 28 anos, foi morto por um tiro na cabeça disparado por um dos vigilantes terceirizados que atuam no local.  Conforme a PM, o detento que morreu não ficava na cela 7. Ele teria trocado de lugar com um outro detento que não quis fugir. 

Logo após a PM ser acionada foram feitas buscas, mas até a manhã deste domingo (2), os fugitivos não haviam sido encontrados. Cinco homens estão foragidos. 

A Polícia Civil, o Instituto Geral de Perícias e Guarnições do Departamento de Administração Prisional, também tiveram no local. Ainda na noite de sábado foi feita a contagem dos presos e a identificação do detento que trocou de lugar na hora da fuga e não acompanhou o grupo. 

A única manifestação do DEAP até agora é uma nota que diz que “o comando do SAP (Sistema de Administração Prisional) estava no local, tomando as medidas legai, administrativas e periciais cabíveis para esclarecer o fato.”
 

publicidade

O Complexo

O Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí teve o presídio inaugurado em 2010, com o objetivo de desativar os antigos presídios que ficavam nas cidades de Balneário Camboriú e Itajaí e aliviar a superlotação do sistema na região. 

Nos anos que seguiram, o Complexo foi ampliado, recebendo também a penitenciária, o regime-semiaberto e o presídio feminino. Mesmo após as ampliações, o Complexo sempre esteve com a lotação além da sua capacidade física.

Segundo informações divulgadas pelo Jornal Página 3, em julho de 2021, a penitenciária com capacidade para 1.160 detentos abrigava naquela data, 1.523 homens; e o presídio, em vez de abrigar 696 presos, tinha 1.129 detentos. O DEAP ainda não divulgou números atualizados. 

Apesar disso, o Complexo chegou a ser referência no Estado nos trabalhos de ressocialização com programas de formação profissional, escolarização e trabalho dentro da Unidade. 

Imagem que mostra os detentos fugindo pela área rural do município. Foto: Reprodução do Vídeo.
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.