SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
Social

"Aqui me ajudaram a conseguir emprego", diz João Batista sobre Projeto João 3:16

Com o objetivo de acolher e dar oportunidades de reinserção social, o Projeto João 3:16 atende e acompanha pessoas em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, são 12 acolhidos, que recebem abrigo, comida e vestuário. Um deles é João Batista Severo.

Tubarão, 26/10/2021 08h24 | Por: Lara Silva | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: Reprodução

Contando com uma parceria direta com a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social de Tubarão, o Projeto João 3:16 funciona 24 horas por dia, com atendimento voltado à população de rua e famílias que enfrentam problemas sociais. No local, atualmente 12 pessoas recebem abrigo, acesso a todas as refeições, além de serem atendidas por uma equipe especializada e participarem de um trabalho de reinserção social. Segundo João Guilherme Lopes, idealizador do Projeto, o principal motivo que leva essas pessoas às ruas é a dependência em álcool e drogas. "O emocional vem bem abalado, porque quem está nas ruas tem uma história. A pessoa chega totalmente destruída e desequilibrada e com o nosso acompanhamento, precisamos mostrar um novo sentido de vida para ela", destaca.

O primeiro passo é identificar a necessidade individual de cada pessoa que chega até o projeto. A partir disso, tem início o atendimento psicológico e demais acompanhamentos. "Temos uma psicóloga, que faz o acolhimento, e trabalhamos diretamente com a Assistência Social do município, para resolver o conflito da pessoa que vem até nós", destaca.

publicidade

O Projeto João 3:16 é lugar de mudanças e novas oportunidades. Exemplo disso é João Batista Severo, que veio de Porto Alegre para Tubarão devido problemas com o antigo relacionamento. Aqui, ele encontrou lar e chance de mudar de vida. "No início de maio, eu peguei minhas coisas e cheguei aqui, através de ônibus e caronas. Procurei local para dormir e a prefeitura me indicou esse lugar, onde fiquei por 20 dias. Aqui me ajudaram a conseguir emprego, hoje trabalho em dois lugares, tenho minha kitnet alugada. Nos primeiros dias, achei que não ia conseguir. Só recebia não, as pessoas olhavam pra mim assustadas, parece. Fiquei com medo, porque saía de manhã e voltava a noite, devo ter distribuído uns 200 currículos. Apesar de ter faculdade e um currículo bom, acredito eu, às vezes é difícil conseguir, né", relembra.

Assim como João Batista, muitas outras pessoas têm a oportunidade de se reinserirem na sociedade. Nas palavras do idealizador do Projeto, João 3:16 é um divisor de águas. "A gente vê muitas pessoas sem nada. Uma pessoa que se encontra nas ruas, querendo ou não, perde um pouco a esperança. Quando ela chega em uma cidade, que tem um lugar desse para reinserção no mercado de trabalho e na própria sociedade, dá apoio com um bom quarto e alimentação, isso torna a vida mais digna. Aqui tem um lugar de dignidade. A gente oferece tudo isso, esse suporte, para tentar mudar a vida de quem chega até nós", finaliza.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.