SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Sábado, 04 de dezembro de 2021
Social

Cartórios aderem Sinal Vermelho: “Importante por existirem vários distribuídos pelo Estado”

A partir de agora, todos os cartórios catarinenses estão integrados à campanha Sinal Vermelho, que combate a violência doméstica contra as mulheres

Tubarão, 05/11/2021 16h28 | Atualizada em 08/11/2021 16h30 | Por: Lara Silva | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: AMB/Divulgação

Agora não apenas as farmácias participam da campanha Sinal Vermelho. Todos os 579 cartórios catarinenses, sob a orientação do Poder Judiciário de Santa Catarina, aderiram a iniciativa, que tem como objetivo o combate à violência doméstica. Através de um X na palma da mão, vermelho ou não, as mulheres informam que estão com algum direito violado dentro da própria casa. Em Tubarão, o registrador titular do Cartório de Registro Civil, Rodrigo Cesar Melo, diz que, além do crescimento de registros de violência, a adesão dos cartórios se deu por existir uma ampla distribuição pelo Estado. “Se a vítima estiver sozinha, é importante já avisar para a Polícia e ela ficar abrigada em um local seguro. À medida que as pessoas chegarem, os funcionários terão a máxima discrição possível, para evitar constrangimento e fazer isso de uma forma tranquila para a vítima e não criar uma situação complicada com o agressor”, informa. Os cartórios estão com cartazes expostos em murais, até para informar à população que estão prestando este primeiro atendimento às vítimas.

publicidade

Caso a vítima esteja acompanhada, a orientação é para que o atendente solicite o número de telefone e o endereço, a fim de acionar a polícia. Um ponto importante destacado por Rodrigo é que nenhum funcionário servirá de testemunha. “Ela pode vir e pegar alguma informação, como uma certidão de casamento, coisas que são mais corriqueiras. Dizer que veio fazer pesquisa ou tirar dúvida, algo nesse sentido. É uma ideia para que a mulher exponha a situação de forma discreta”, afirma.

Por ser o cartório mais humano, nas palavras de Rodrigo, devido às solicitações serem na área de registros de nascimento e casamento, por exemplo, ele acredita na possibilidade do local ser o mais procurado na cidade.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.