Segunda-feira, 17 de junho de 2024
Social

Grupo de Mulheres retoma atividades em Capivari: "Mantém a nossa mente ocupada", diz participante

Antes conhecido como Clube de Mães, o atual Grupo de Mulheres de Capivari de Baixo retomou as atividades presenciais nesta semana.

Capivari de Baixo, 21/10/2021 11h55 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: Reprodução

Desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, os encontros do Grupo de Mulheres estava suspenso em Capivari de Baixo. Nesta semana, porém, depois de passar por uma readequação, as atividades presenciais foram retomadas. Participando das atividades há 15 anos, Cleusa Corrêa Bittencourt, do bairro Alvorada, destaca a importância desse retorno. "Na minha opinião, o grupo é importante pela integração entre nós alunas e monitoras e pelo aprendizado. Através dele, podemos gerar renda e ajudar no orçamento doméstico. Eu participo do antigo Clube de Mães desde 2006 e pretendo dar continuidade por muitos anos", afirma. Entre as atividades desenvolvidas estão: bordado, crochê, panos de prato em patchcolagem e peças decorativas de feltro e tecido.

Coordenado pela Secretaria de Assistência Social e da Família do município, o Grupo conta, atualmente, com nove turmas. As responsável pela pasta, Samira Porto, afirma que as ações estimulam, por exemplo, as habilidades manuais e coordenação motora das integrantes. "Estimula, também, a reflexão através das atividades voltadas ao empoderamento e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. A criatividade das participantes está sempre em busca de novidades, então muitas delas transformam as peças artesanais para presentear outras pessoas", explica.

publicidade

Durante um ano e nove meses, as atividades presenciais ficaram suspensas e Cleusa diz como foi esse período. "Eu senti que foi um tempo muito difícil para todas, principalmente na parte psicológica. Essa retomada será muito importante para o convívio com as pessoas que nos afastamos, colaborando bastante para a nossa saúde mental. Acredito que a maioria das alunas continuaram fazendo os trabalhos em casa, assim como eu", finaliza.

Duas artesãs atuam como monitoras e atendem diariamente os grupos. Dependendo da comunidade, as oficinas podem ocorrer de manhã, à tarde ou à noite. Quem quiser participar, pode entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social e da Família no telefone 48 3623-1146.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.