SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Domingo, 05 de dezembro de 2021
Social

Lira Tênis Clube de Florianópolis completa 95 anos de história nesta quinta-feira

Situado no centro da cidade, clube social é o segundo mais antigo da capital

Florianópolis, 07/10/2021 11h30 | Atualizada em 07/10/2021 18h25 | Por: Fabricio Correia
Reprodução

A foto publicada nesta reportagem é de um acervo do Lira Tênis Clube de 1926. Nela, aparecem os integrantes da primeira diretoria do Clube, que comemora neste 07 de Outubro, seu aniversário de 95 anos de existência. Surgido da fusão de dois tradicionais clubes florianopolitanos, a Sociedade Lyra, fundada em julho de 1920 e o Tennis Club Florianópolis, em dezembro de 1922, o Lira chega em 2021, sendo o segundo clube mais antigo da Capital, atrás apenas do clube 12 de Agosto, que em 2022, completará 150 anos, sendo o mais antigo do Estado.

HISTÓRIA

A fusão ocorreu em julho de 1926, tendo sido oficializada no dia 7 de outubro do mesmo ano. Sua sede foi instalada, inicialmente, na Chácara de Espanha, região nobre do Centro de Florianópolis. Em 29 de março de 1927, deu-se a transferência para os altos da Colina, entre as tradicionais Ruas Tenente Silveira e Felipe Schmidt, onde se encontra até hoje. Por isso, também é conhecido por Clube da Colina.

O aniversário do Lira, faz revereciar nomes de personalidades que escreveram a história inicial do clube, sendo alguns de seus fundadores e idealizadores, todos de intensa afinidade com a Capital dos catarinenses: empresário Victor Busch (primeiro Presidente do Clube), J. J. Gomes, Nicolau Malburg, Alberto Brüggemann, Júlio Voigt, Hugo Möellmann, Reynaldo Möellmann, Marcelino Coelho, João Tolentino Júnior, Eduard Searles, M. Q. Sainsbury e Gentil Barbato.

publicidade

ATUAL ESTRUTURA

O Clube possui duas quadras de tênis oficiais e uma não oficial para aula infantil e "bate bola", onde é o "paredão". Segundo o "Mestre do Tênis", Guga, as quadras do Lira são comparáveis a ROLAND GARROS. "Nossas quadras têm revelado vários campeões, tais como Guga Kuerten, Márcio Carlsson, Jorge Weckerle e Walter Bello Wanderley", comentou o Presidente Antônio José Baumgarten Baião.

O Lira disponibiliza, agora, de uma moderna estrutura com três salões para eventos, sonorizados, climatizados e com tratamento acústico, churrasqueiras, piscina semiolímpica com teto reversível, piscina de hidroginástica, quadra poliesportiva, saunas masculina e feminina, academia de musculação, salão de beleza, espaço kids, bar e restaurante, amplas garagens (200 vagas), ambientes com iluminação econômica (LED), cisterna para 25 mil litros de águas pluviais, lojas comerciais para locação, entre outros serviços.

Nos seus 95 anos de história, o Clube tem também promovido bailes de carnaval, festas, casamentos, encontros e atividades de inclusão social. Tem sido agraciado com o Troféu Top de Marcas, como o Clube mais lembrado pela comunidade da Grande Florianópolis. "Uma história de sucesso que se concretiza ao longo dos anos. Costumamos dizer que o principal diferencial do Lira são as pessoas que o frequentam, e é para elas que devemos trabalhar". Felicitações a toda Família Lira pela significativa data". finalizou Antônio Baião.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.