Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Social

Lugar de fala x representatividade: especialista comenta sobre esses conceitos e como eles devem ser usados

Todas as pessoas são importantes e devem ser escutadas e consideradas na construção de uma sociedade mais igualitária

Criciúma - SC, 29/07/2022 16h11 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Pixabay

No mundo atual, as pautas de diversidade e inclusão estão, finalmente, ganhando mais espaço. Novos termos acabaram surgindo para ajudar na reflexão dessas questões. No entanto, nem sempre conseguimos acompanhar o que cada um deles significa, e como podemos aplicá-los. E com a desinformação, também surgem os medos, quer seja o da pessoa perguntar, o de ‘falar algo preconceituoso” ou de ser mal-interpretada. E, dentre as inúmeras dúvidas que cercam o tema diversidade e inclusão, a confusão entre lugar de fala x representatividade ainda é muito presente.

A falta de conhecimento sobre o que significa o lugar de fala não pode servir de desculpa para a isenção de posicionamento. Como diz a filósofa Djamila Ribeiro: “Todos nós temos um lugar de fala e podemos usá-lo para diminuir as disparidades sociais”. Este lugar é importante principalmente para ter consciência do espaço que ocupamos, e dos privilégios que ele abarca. Todas as pessoas são importantes e devem ser escutadas e consideradas na construção de uma sociedade mais igualitária.

A pedagoga, especialista em supervisão escolar, pós-graduada em educação inclusiva e psicopedagoga clínica e institucional, Glades Alzira Costa Romão, comentou sobre a importância destes termos e como eles são definidos.

 

publicidade

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.