A doença celíaca é uma reação do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como, por exemplo, o trigo, o centeio, a cevada e o malte. A nutricionista Isabela Zumblick fala sobre a condição
A doença celíaca é uma reação do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como, por exemplo, o trigo, o centeio, a cevada e o malte. De origem genética, pode causar diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças. A doença celíaca costuma dar os primeiros sinais entre o primeiro e o terceiro ano de vida, período em que muitos dos cereais são introduzidos na dieta das crianças. Mas há casos em que o diagnóstico só acontece na vida adulta.
O corpo de quem tem o problema não possui uma enzima responsável por quebrar o glúten. Como a proteína não é processada direito, o sistema imune reage ao acúmulo e ataca a mucosa do intestino delgado. Isso causa lesões e prejudica o funcionamento do órgão. Em entrevista a Isadora Zarbato, no Estúdio Cidade desta segunda-feira (18), a nutricionista Isabela Zumblick fala sobre pessoas celíacas.