Segunda-feira, 24 de junho de 2024
Social

Programa Dignidade Menstrual beneficia mais de 1,7 milhão de brasileiros

Ligue 180 transmite informações sobre o programa

Brasil , 29/05/2024 15h10 | Por: Laura Silva
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Na última terça-feira (28), foi comemorado o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para alertar à população para a falta de acesso básico a produtos de higiene adequados para as pessoas que menstruam. 

O programa Dignidade Menstrual oferece gratuitamente absorventes para pessoas de baixa renda, que estejam matriculadas em escolas da rede pública ou em situação de vulnerabilidade. A iniciativa distribui os absorventes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pelo programa Farmácia Popular. 

A Central de Atendimento à Mulher-Ligue 180 agora também transmite informações sobre o programa. O contato que já é utilizado para registrar ocorrências de violência contra mulher, pode ser utilizado para sanar dúvidas como quem tem direito ao benefício, como retirar ou até mesmo se está com dificuldades para retirar o item. 

Desde o início da distribuição, 1.737.061 mulheres, meninas e outras pessoas que menstruam já foram beneficiadas. A região nordeste do país é a mais atendida, com um total de 1.077.465 de beneficiados. 

Os absorventes são direcionados para estudantes da rede pública de ensino, com renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$706). Podem receber também mulheres, brasileiras ou estrangeiras que vivem no Brasil, com idade entre 10 e 49 anos, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). 

Pessoas em situação de vulnerabilidade, moradoras de rua e pessoas recolhidas pelo sistema prisional também estão aptas a receber o item de higiene íntima.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.