Projeto de Tubarão, realizado pelo Instituto Aliança Urbana, deverá receber aporte da SCGás, através de ação social da companhia
A SCGás, através de uma chamada pública realizada com recursos próprios da companhia, beneficiará dois projetos sociais de Tubarão e Gaspar com um valor de R$ 500 mil. De acordo com o Coordenador do Comitê de Projetos Sociais da SCGás, Leonardo Strella, a iniciativa surgiu a partir de um diagnóstico feito pela própria empresa nas comunidades que serão contempladas com os projetos. Ele explica que se tratam de regiões próximas de estações de recebimento de gás e que possuem certas carências. Ele também destaca que Tubarão e Gaspar tinham maior número de famílias morando nessas localidades e que ainda passam por um processo de urbanização. O Coordenador do Comitê de Projetos Sociais também informa os critérios usados para a escolha dos projetos, que são focados sobretudo no quesito social e ambiental.
Leonardo comenta que a SCGás tem a intenção de realizar mais investimentos de cunho social em comunidades próximas à estações de operação e menciona as cidades de Indaial e Urussanga como as próximas que podem ser contempladas. A nossa reportagem conversou com Marcus Fuchs, diretor-executivo do Instituto Aliança Urbana, que desenvolveu o projeto Comunidade do Brincar, que se baseará na criação de um espaço propício para que as crianças possam brincar e desenvolverem suas atividades no bairro Guarda Margem Esquerda, no município de Tubarão. Ele afirma que a intenção é transformar a Guarda em um grande espaço de divertimento e lazer, para as crianças e para os jovens. Ele destaca que a primeira etapa é conversar e dialogar com os moradores da localidade, para traçar ideias sobre como o bairro pode receber essas melhorias.
O diretor-executivo afirma que a segunda etapa da proposta prevê um processo de transformação das ideias em projetos artísticos, arquitetônicos e de melhorias das ruas e do bairro como um todo. Após, terá início a fase de implementação das ideias levantadas para enfim, ocorrer a inauguração dos equipamentos e espaços criados.
Marcus acredita que a comunidade passará por uma transformação e será muito beneficiada, com a criação de áreas de encontro e lazer, além de espaços verdes e localidades voltadas para as crianças e para a família. Ele ressalta a parceria com a SCGás e afirma que a companhia é comprometida com as comunidades próximas às suas estações de operação.