Um grave fator de risco à saúde que costuma ser pouco explorado é a exposição ao racismo, principalmente nos primeiros anos de vida
O período da primeira infância compreende dos 0 aos 6 meses de idade. Nesta etapa, é o ciclo que mais aprendemos. Para uma criança negra, essa fase pode se personificar como sendo, os primeiros resquícios da sociedade desigual e racista. Em um amplo espectro, ela se depara com toda a branquitude vigente nas estruturas sociais, tais como na rua, na TV e no dia-a-dia em geral, a pouca representatividade de pessoas não brancas no contexto comunitário, pode interferir no comportamento cognitivo dos pequenos.
Para a compreensão do assunto, o programa A Casa é Sua desta sexta-feira (29) trouxe as professoras Livia da Silva e Ivana Beatriz dos Santos. Elas enfatizaram a relevância na inserção da educação no imaginário infantil mantendo referenciais positivos sobre negritude, como heróis negros, bonecas negras, livros de histórias com mitologia africana e afro-brasileira.