Quinta-feira, 30 de maio de 2024
Tech

Empresa de Tubarão cria equipamento para geração de energia

Colaboradores da Tubarão Saneamento utilizam o fluxo de água na estação de tratamento para abastecer a invenção.

Tubarão - SC, 29/10/2021 10h20 | Por: Redação
Foto: Divulgação Tubarão Saneamento

Colaboradores da Tubarão Saneamento, empresa responsável pela água e esgoto da Cidade Azul, criaram um equipamento capaz de gerar energia pelo fluxo que passa pela Estação de Tratamento de Tubarão, cerca de 360 litros por segundo. Com essa entrada constante, a equipe de eletromecânica passou a analisar a possibilidade de converter essa energia hidráulica gerada em elétrica. Já em operação, a estrutura consegue abastecer uma estação de recarga de celulares, usada pelas equipes da concessionária. A invenção foi nomeada de Roda D'água pelos criadores.

“O trabalho é resultado da sinergia da equipe e do incentivo da empresa para as boas práticas. Estamos constantemente otimizando nossas rotinas, optando por iniciativas que evidenciam o compromisso com as pessoas e com o meio ambiente” conta o coordenador operacional da empresa, Jorge Loffi Corrêa.

publicidade

“Se temos a possibilidade de gerar energia a partir da própria Estação de Tratamento de Água, principalmente aproveitando uma etapa de um processo que já ocorre – iniciativa que nunca vimos em outras ETAS – precisamos incentivar o uso e reconhecer o belo trabalho das equipes, engajadas no propósito da empresa”, destaca o diretor da Tubarão Saneamento, Wagner Souza.

Segundo Jorge Loffi Corrêa, o próximo passo é continuar estudando a capacidade de ampliação do sistema e incentivar outras inovações. "A Roda D'água, como chamamos inicialmente, foi uma grata surpresa, que tem nos instigado a buscar novas alternativas e oportunidades de melhorias", completa.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.