SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

SCTODODIA no e-mail >>>ASSINE A NEWS!
Sexta-feira, 01 de dezembro de 2023
Tech

Pesquisadores catarinenses criam “Pipa” gigante para gerar energia eólica

O projeto denominado UFSCkite consiste na utilização da asa de um parapente, presa ao cabo que se movimenta a 600 metros de altura, e a força do vento para produzir energia

Florianópolis- SC, 29/10/2021 14h07 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Divulgação

Um grupo de pesquisadores de Santa Catarina está desenvolvendo uma nova forma de tecnologia no que tange a geração de energia eólica. A iniciativa utiliza a asa de um parapente, presa ao cabo que se movimenta a 600 metros de altura, e a força do vento para produzir energia. O custo da invenção é dez vezes menor que o sistema tradicional da fonte, que utiliza um aerogerador composto de uma grande torre e pás que pesam toneladas.

A ferramenta que está sendo criada através de um laboratório da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pode ser destinada aos agricultores do interior, pois como a mesma não precisa estar conectada a energia elétrica, é uma opção viável para as plantações. O programa Cotidiano desta sexta-feira (29) conversou com o professor e pesquisador Alexandre Trofino, que enfatizou detalhes sobre o funcionamento do sistema.

 

publicidade

 

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.