Sexta-feira, 12 de julho de 2024
Tempo

Alerta: previsão de chuva intensa e volumosa esta semana em SC

A frente fria que vem provocando chuvas principalmente nas áreas de divisa com o RS, fica posicionada entre o norte do estado gaúcho e o sul de Santa Catarina

Florianópolis-SC, 17/06/2024 07h27 | Por: Simone Costa | Fonte: Defesa Civil
Foto: Divulgação

A chuva que já vem causando estragos em algumas cidades gaúchas e catarinenses, devem persistir durante esta semana e a Defesa Civil alerta para o volume e a intensidade.

Conforme o boletim, nesta segunda-feira (17), a frente fria que vem provocando chuvas principalmente nas áreas de divisa com o RS, fica posicionada entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, o que continua fornecendo condições para pancadas intensas de chuva e temporais isolados, durante todo o período do Extremo Oeste ao Litoral Sul.

O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a vendavais, alagamentos e enxurradas pontuais. No restante do estado o céu permanece nublado, com condições para chuva a qualquer momento do dia. O vento sopra com intensidade fraca a moderada de noroeste/norte pelo estado, virando de sul nas áreas costeiras entre a tarde e a noite, com rajadas que podem passar dos 60 km/h nos pontos mais altos de SC.

As temperaturas mínimas ficam entre 11°C e 26°C nos planaltos e no Meio-Oeste e variam entre 15 e 20°C nas outras áreas. As máximas oscilam entre 13 e 24°C no Grande Oeste (com as maiores temperaturas nas áreas de divisa com o PR), no Planalto Sul e na Grande Florianópolis Serrana e marcam entre 18 e 27°C no restante do estado.

Mar pouco agitado com ondas de leste e alturas entre 1,0 e 1,5 m e picos de até 2,0 m  em alto mar do Litoral Sul à Grande Florianópolis e mar calmo no Litoral Norte com ondas entre 0,5 e 1,0 m.

Terça-feira (18)

Na terça-feira (18), as instabilidades seguem atuando em todo o estado, com maior intensidade nas áreas de divisa com o RS. Ao longo do período a chuva começa a recuar para o estado gaúcho, diminuindo a condição para chuva em Santa Catarina. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a vendavais, alagamentos e enxurradas muito pontuais. O vento sopra fraco a moderado de norte/noroeste no interior do estado e de direções variadas no litoral e nas proximidades, com rajadas moderadas nos pontos mais altos de SC. As temperaturas no amanhecer ficam entre 14 e 19°C no litoral e oscilam entre 10 e 16°C pelo estado. À tarde, as máximas variam entre 16 e 20°C no Planalto Sul e marcam entre 21 e 35°C nas demais regiões.

Quarta-feira (19)

Na quarta-feira (19) as instabilidades seguem semi-posicionadas sobre o norte do RS e Sul de SC e seguem provocando pancadas de chuva e temporais bem isolados nas áreas do Grande Oeste, já nas demais áreas de divisa ocorre chuva por alguns momentos do dia e nas demais regiões o dia será com sol e variação de nuvens. O risco associado às pancadas de chuva temporais isolados é baixo a moderado. O vento sopra fraco a moderado de norte/noroeste no interior do estado e de direções variadas no litoral e nem áreas próximas. As temperaturas mínimas variam entre 11 e 15°C nos planaltos e marcam entre 15 e 18°C no restante de SC. À tarde as máximas oscilam entre 17 e  26°C no estado, com as menores temperaturas sendo registradas na Serra.

Tedência para os próximos dias

Uma nova frente fria, que avança para SC no decorrer da quinta-feira (20), provoca pancadas de chuva e temporais isolados pelo estado que devem perdurar até a tarde da sexta-feira (21), quando as instabilidades se afastam de SC e o tempo começa a estabilizar.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.