Sábado, 25 de maio de 2024
Tempo

Frio intenso atinge Santa Catarina e causa geadas e temperaturas negativas

Defesa Civil alerta para riscos de geadas amplas e temperaturas abaixo de 0°C em diversas regiões do estado

Florianópolis - SC, 15/05/2024 09h12 | Por: Kelle Maciel | Fonte: Defesa Civil
Foto: divulgação/SC Todo Dia

No amanhecer desta quarta-feira (15), uma massa de ar frio e seco intensifica-se sobre Santa Catarina, mantendo o tempo firme e as temperaturas baixas em todas as regiões. Segundo a Defesa Civil, essa é a primeira ocorrência de geadas amplas e temperaturas negativas no estado.

As mínimas variam entre 0°C e 5°C nas regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis serrana, enquanto nos pontos mais altos da Serra, as temperaturas podem atingir valores negativos, resultando na formação de geadas. No litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, as mínimas estão entre 8°C e 12°C. Durante a tarde, o ar frio perde força, com as temperaturas subindo para máximas entre 18°C e 21°C no Grande Oeste e entre 13°C e 18°C nas demais regiões.

Os ventos intensos e persistentes de quadrante sul, provocados por um ciclone extratropical em alto mar, mantêm o mar agitado com risco de ressaca em todo o litoral catarinense. Ondas de sudoeste atingem alturas entre 2m e 3m, com picos de até 4m no alto mar entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis, e de 1,5m a 2,5m no Litoral Norte.

As autoridades locais recomendam cuidados especiais com crianças, idosos e animais de estimação, além de evitar locais fechados e aglomerações para prevenir doenças cardiorrespiratórias.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.