Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Tempo

Governador vistoria áreas atingidas no Alto Vale do Itajaí e reforça ações para prevenir cheias

Em reunião na sede do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Rio do Sul, Estado e município avaliaram a situação e as próximas ações

Florianópolis, 05/05/2022 15h00 | Por: Redação | Fonte: Assessoria de imprensa
Sobrevoo nas áreas atingidas foi nesta quinta-feira - Foto: Peterson Paul/Secom/Governo do Estado

O governador Carlos Moisés vistoriou na manhã desta quinta-feira, 5, áreas atingidas pelas chuvas no Alto Vale do Itajaí e reforçou o compromisso do Estado de investir permanentemente na prevenção de enchentes na região.

“O evento mostra que estas pautas têm de estar sempre presentes. Estamos no caminho, conseguimos tirar da gaveta projetos aguardados há décadas, como a barragem de Botuverá, e fazer planos para o futuro”, destacou Carlos Moisés em coletiva à imprensa.

Moisés sobrevoou a região ao lado do chefe da Defesa Civil, David Busarello, do deputado estadual Jerry Comper e do prefeito de Rio do Sul, José Eduardo Thome. Em reunião na sede do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Rio do Sul, Estado e município avaliaram a situação e as próximas ações.

publicidade

O prefeito relatou que 6,9 mil pessoas foram impactadas, das quais 413 desabrigadas. Em todo Estado, 109 municípios relataram à Defesa Civil problemas decorrentes das chuvas.

Além de abrir a licitação para construção da barragem de Botuverá, obra orçada em R$ 110 milhões, o governo atua na manutenção permanente de outras estruturas de prevenção às cheias. Em José Boateux, por ser terra indígena, foi preciso buscar liberação do Governo Federal para atuar na reparação de danos. Na barragem de Ituporanga, os trabalhos de manutenção preventiva seguem em toda a estrutura.

“Vamos avançar em mais pequenas barragens para reduzir a recorrência e mitigar, no limite da ação humana, os eventos da Natureza”, completou Moisés.

À tarde, Moisés e Busarello irão vistoriar as áreas atingidas no Sul do Estado. Em Tubarão, o governador vai se reunir com o prefeito Joares Ponticelli no Cigerd, a partir das 14h15. Em seguida, haverá atendimento à imprensa no local.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.