SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sábado, 24 de fevereiro de 2024
Tempo

Inundações e destruição de pontes ocorrem em Santa Catarina após impacto de um tornado

A chuva forte voltou a atingir Rio das Antas, no Oeste de Santa Catarina, na noite de quarta-feira (6). Três pontes foram destruídas

Santa Catarina , 07/12/2023 08h33 | Atualizada em 07/12/2023 13h44 | Por: Priscila Rios
Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Na noite de quarta-feira (6), Rio das Antas, localizado no Oeste de Santa Catarina, foi atingido por uma intensa precipitação pluviométrica. Como consequência, três pontes foram completamente destruídas, diversas residências ficaram isoladas pela água e, durante o resgate dos moradores, um trator acabou caindo em um bueiro. Foi necessário utilizar cordas para resgatar os dois ocupantes do veículo.

Com aproximadamente 6,2 mil habitantes, o município já havia sido impactado anteriormente por um tornado e a formação de uma cratera em uma rodovia estadual, ocasionando diversos danos em novembro. Além disso, na segunda-feira (4), os moradores das áreas rurais da cidade foram novamente afetados por uma grande inundação.

 

 

publicidade

Entenda

Os eventos climáticos severos em Santa Catarina podem ser atribuídos a uma combinação de fatores, como o fenômeno El Niño, o impacto do aquecimento global e as características da estação atual. Durante o mês de novembro, o estado não somente sofreu com a ocorrência de tornados, mas também foi afetado por um tsunami meteorológico e uma grande quantidade de precipitação pluvial. Esses eventos são reflexo das condições climáticas adversas que têm ocorrido na região.

"O El Niño chega neste dezembro com sua maior anomalia positiva – 2,02°C. A partir de janeiro perde força progressivamente até abril. Para maio já estaremos em neutralidade climatológica. Esse evento trouxe chuvas acima da média histórica para outubro e novembro na maioria das regiões catarinenses. Pelos modelos internacionais e nacionais o prognóstico é de chuvas igual e acima da média histórica para dezembro e janeiro. A probabilidade é de 40%", revelou o climatologista, Sergey Alex de Araújo, responsável pelo Laboratório de Climatologia da Univali.

Confira cidades onde ocorreram tornados em SC em novembro:

Cunha Porã, em 6 de novembro;

Tubarão, em 11 de novembro;

Itá, em 16 de novembro;

Urupema, em 16 de novembro;

Balneário Gaivota e Sombrio, em 18 de novembro;

Rio das Antas, em 28 de novembro.

 

Foto: Sergey Alex de Araújo/Responsável pelo Laboratório de Climatologia da Univali
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.