Quarta-feira, 17 de abril de 2024
Tempo

Mortes na Líbia sobem para 11 mil

Crescente Vermelho estima que outras 10 mil pessoas estejam desaparecidas apenas em Derna, a cidade mais atingida

Líbia, 15/09/2023 11h42 | Por: Redação | Fonte: G1
Unicef/Abdulsalam Alturki

O número de mortos na cidade de Derna, na Líbia, chegou a 11,3 mil, disse o Crescente Vermelho nesta quinta-feira (14). A secretária-geral do Crescente, Maria el-Drese, afirmou à agência de notícias Associated Press que além dessas mortes há 10,1 mil desaparecidos na cidade.

Uma enchente causada por uma tempestade extraordinariamente forte atingiu a cidade no domingo à noite. Derna foi a cidade mais atingida. Duas barragens romperam perto do núcleo urbano e as águas desceram por um vale que corta a cidade, levando pessoas, carros e prédios no caminho que termina no mar.

Aviso 72 horas antes
Segundo a Organização Meteorológica Mundial, já havia avisos de perigo 72 horas antes da tempestade atingir o país. Teria sido possível remover uma parte da população.

País dividido
As informações divulgadas pelo governo e órgãos líbios podem não ser precisas porque, desde 2011, o país está politicamente dividido entre leste e oeste. Por conta disso, os serviços públicos entraram em colapso.

Há um governo reconhecido internacionalmente com sede em Trípoli, mas esse governo não controla as áreas orientais, o que dificulta a obtenção de dados na região.

publicidade
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.