As equipes da Defesa Civil do município monitoram e se preparam para atender áreas sensíveis caso for preciso.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta de risco moderado de deslizamento em Palhoça após chuvas neste sábado (30). O aviso colocou as equipes da coordenadoria municipal da Defesa Civil de prontidão, já que a previsão para este domingo (31) é de mais chuvas e possíveis deslizamentos de terra em pontos específicos do município.
Um acúmulo de 87 milímetros de chuva em um período de 48 horas foi registrado neste sábado e a previsão é de que pancadas de chuva devem continuar ocorrendo na cidade até segunda-feira (1). Dessa forma, o Cemaden mapeou algumas das áreas de risco em bairros de Palhoça como Bela Vista, São Sebastião, Pedra Branca, Passa Vinte, Alto Aririú, Barra do Aririú, Guarda do Cubatão, Morros dos Cavalos e Praia de Fora.
“Os alertas do Cemaden são alertas monitorados via satélite, através de Brasília. Como já há áreas de riscos mapeadas, eles analisam a quantidade de chuva e o que pode ocorrer nesses locais”, explica o coordenador municipal de Defesa Civil, Júlio Marcelino. O Cemaden também explica que o alerta emitido na madrugada deste domingo (31) se deu pela observação de áreas de risco onde há a ocupação em taludes de corte e aterro em encostas em declives, com registros de movimentação de terreno e rolamentos de blocos.
Frente a esse cenário, as equipes da Defesa Civil se colocaram em situação de alerta e se preparam para atender as comunidades que eventualmente venham a ser atingidas por deslizamentos de terra. “O risco é moderado, então, nossas equipes estão monitorando a chuva e as áreas sensíveis, e estamos preparados para agir, se for necessário”, afirma o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.