Terça, 16 de abril de 2024
Tempo

Se o clima colaborar, superlua poderá ser vista em SC

O astrônomo Jocimar Justino esclarece que a superlua é uma lua cheia, no ponto em que ela está mais próxima da Terra.

Santa Catarina, 09/08/2022 16h22 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: Divulgação

Ao longo do ano sempre ouvimos sobre os fenômenos relacionados a astronomia que estão para acontecer, eclipses, luas de sangue e superluas, mas nem sempre sabemos ao certo o que são esses eventos. Acontece nesta semana a última superlua do ano, que está marcada para esta quinta-feira. O astrônomo Jocimar Justino esclarece que a superlua é uma lua cheia, no ponto em que ela está mais próxima da Terra.

Para conseguir acompanhar a superlua aqui em Santa Catarina, na noite de quinta-feira, teremos que contar com o clima, que anda nublado nos últimos dias, o que pode trabalhar a visibilidade. Também haverá a chuva de meteoros Perseidas, mas a possibilidade de enxergar esse fenômeno aqui no Estado é mais baixa, são cerca de 100 meteoros por hora. Já a superlua deve ser visível até o amanhecer da sexta-feira.

publicidade

Já em relação ass meteoros, Jocimar comenta que para aqueles que gostam de observar o céu, é possível auxiliar a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros. Isso pode acontecer através do registro do horário de quando a pessoa conseguiu ver um meteoro.

Quem quiser assistir a última superlua do ano, deve ficar atento desde o anoitecer de quinta-feira, ou até mesmo na madrugada de sexta. O ponto alto do fenômeno deve ser por volta da meia noite.

Confira a matéria completa

 

Tags: Clima
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.