Sexta-feira, 12 de julho de 2024
Tempo

Tempo firme e seco dá lugar à instabilidade e chuva neste fim de semana em SC

Em Santa Catarina, a chuva começa em regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, na noite de sábado,15, e ganha força nessas regiões a partir da tarde de domingo,16

Florianópolis-SC, 14/06/2024 07h10 | Por: Simone Costa
Foto: Divulgação

De acordo com o departamento de Monitoramento Meteorológico da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), os dias de sol e tempo seco estão contados em Santa Catarina. O bloqueio atmosférico, que vem sendo responsável por deixar o tempo seco, muda de posição, permitindo que a instabilidade retorne ao estado. As áreas chuvosas se estabelecem entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. 

A partir da noite de sábado,15, volta a chover de forma persistente no norte gaúcho, devido a uma frente semi-estacionária que por alguns momentos se aproxima mais do estado catarinense e em outros recua, mantendo a chuva persistente nestas regiões. 

Em Santa Catarina, a chuva começa em regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, na noite de sábado,15, e ganha força nessas regiões a partir da tarde de domingo,16.

Entre a segunda,17 e a quarta-feira, 19, a instabilidade se posiciona entre o norte gaúcho e a região central catarinense, mantendo a condição para chuva, por alguns momentos de forma mais intensa e acompanhada por temporais, principalmente nas áreas de divisa com o estado vizinho. 

O restante da semana será chuvoso em toda Santa Catarina, confirmando a mudança de padrão atmosférico, com o retorno da chuva para todas as regiões catarinenses e favorecendo também o declínio das temperaturas em todo estado. 

publicidade

Recomendações para a população

  • No caso de alagamentos e enxurradas, não entre em contato com as águas;
  • Não dirija em locais alagados;
  • Não transite em pontes e pontilhões submersas; 
  • Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões;
  • Fique atento à rachaduras em paredes e encostas;
  • Fique atento a inclinação de postes, árvores, muros e água vertendo do solo; isso pode indicar risco de deslizamento;
  • Durante temporais, busque local abrigado, fique longe de árvores, placas e outros objetos que possam ser arremessados; na praia, jamais fique na água;

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.