Quarta-feira, 17 de abril de 2024
Trânsito

Dia mundial sem carro: poluição atmosférica mata 7 milhões de pessoas por ano

A proposta é experimentar, pelo menos por um dia da semana, formas alternativas de mobilidade

Brasil, 22/09/2023 08h52 | Por: Redação
Crédito: Renato Araújo/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (22) é comemorado o “Dia mundial sem carro”. A data foi criada com o intuito de estimular uma reflexão sobre o uso excessivo dos automóveis e a dependência criada em relação ao modal rodoviário de transporte.

A proposta é experimentar, pelo menos por um dia da semana, formas alternativas de mobilidade. O movimento, que a cada ano ganha mais seguidores dispostos a aceitar o desafio, propõe que as pessoas deixem o carro em casa e se locomovam: a pé, de bicicleta ou, ainda, utilizando transporte público.

Entender que existe “vida além do para-brisa” é muito mais do que uma iniciativa de mudança de perspectiva, ela também visa preservar o meio ambiente. De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 111.446.870 veículos divididos em 21 categorias no Brasil.

O excesso de automóveis nas ruas não afeta apenas o trânsito e a mobilidade urbana. As consequências também incluem a poluição do ar, que atingem tanto o meio ambiente quanto o organismo humano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2021, a poluição atmosférica já era responsável por 7 milhões de mortes prematuras por ano em todo o mundo.

Em decorrência dessa poluição, são gerados diversos problemas respiratórios naqueles expostos a esta poluição, como: irritações nos olhos, intoxicações, asma e bronquite. Já para a natureza, temos: o aquecimento global, a acidificação de florestas e rios, e a acentuação do efeito estufa.

Entende agora a importância do Dia Mundial Sem Carro? A seguir, existem algumas ideias para pôr em prática não apenas neste dia, como em outros também, para ir ao trabalho, à padaria, ao supermercado ou à faculdade sem depender do uso dos automóveis.

  • Junte-se a um grupo de colegas de trabalho ou de faculdade para irem juntos de bicicleta ou a pé;
  • Divulgue entre seus colegas opções de transporte coletivo, como linhas de ônibus;
  • Incentive discussões, em casa ou no local de trabalho, sobre como a dependência dos automóveis é prejudicial para a qualidade de vida;
  • Vá além do Dia Mundial sem Carro e comece a se locomover a pé, de ônibus ou de bicicleta. Se não houver como retirar totalmente o carro da sua vida, tente utilizá-lo apenas quando estreitamente necessário. Se não for possível, um dia na semana sem usar o automóvel já é o suficiente. Toda grande iniciativa depende do primeiro passo.
publicidade
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.