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Sexta-feira, 29 de março de 2024
Trânsito

Trecho da BR-101 Sul é destaque em pavimentação e sinalização segundo pesquisa da Confederação Nacional do Transporte

O resultado foi obtido após uma média das avaliações dos quesitos

Florianópolis - SC, 10/12/2021 21h57 | Por: Redação
Foto: Divulgação/CCR Via Costeira

Conforme pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o trecho da BR-101 Sul/SC, sob administração da CCR ViaCosteira, foi considerado como ótimo para trafegar. O levantamento levou em consideração aspectos como pavimentação, sinalização e geometria da via.

O resultado foi obtido após uma média das avaliações dos quesitos. No caso, tanto pavimento quanto geometria da via foram classificados como ótimos, e a sinalização foi considerada boa. Dessa forma, o estado geral do trecho da BR-101 Sul/SC foi considerado ótimo para trafegar.

A Concessionária é responsável pelos 220,4 quilômetros da rodovia no Sul de Santa Catarina, passando por 19 municípios entre Palhoça e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. Ainda, é responsável pela operação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e pelos túneis do Morro do Agudo, em Paulo Lopes, e Morro do Formigão, em Tubarão.

Trabalhos que melhoram as condições do tráfego

Desde que assumiu a concessão da BR-101 Sul/SC em 2019, a CCR ViaCosteira promove melhorias que transformaram os 220,4 quilômetros da rodovia, contribuem não só com a segurança e conforto dos usuários, mas também para o desenvolvimento socioeconômico dos 19 municípios servidos pela rodovia.

Com investimentos de aproximadamente R$ 290 milhões, os serviços realizados pelas equipes da Concessionária contemplaram a recuperação do pavimento, implantação e renovação da sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura de faixas e tachas refletivas), limpeza das vias com capina, roçada e retirada de resíduos, recomposição dos sistemas de drenagem, revitalização da iluminação, entre outros. 

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Desde o início dos trabalhos iniciais, já foram utilizadas mais de 98,7 mil toneladas de massa asfáltica, correspondendo a 228,8 km de pavimento recuperado. Ainda, foram implantadas mais de 3 mil novas placas (sinalização vertical), além de nova sinalização horizontal em 500 km da rodovia. 
Outro ponto importante que deve ser considerado na promoção da segurança nas rodovias é a iluminação.

Neste primeiro ano da concessão foi feita a revitalização da iluminação existente em todo o trecho urbano concedido, com a substituição de 100% das luminárias por mais de 3 mil lâmpadas LED. Ainda, foram recuperados todos os sistemas elétricos utilizando o cabeamento aéreo, visando diminuir o furto dos materiais. Até agora, quase 70 quilômetros de fios já foram implantados.

A Concessionária promoveu também a recuperação de toda a iluminação nos túneis do Morro do Agudo, em Paulo Lopes, e Morro do Formigão, em Tubarão, com, aproximadamente 5 mil luminárias substituídas por LED. Todo o sistema de segurança dos túneis foi revitalizado, incluindo os jatos ventiladores e sensores de fumaça. 

Marco histórico de Santa Catarina, a ponte Anita Garibaldi, em Laguna, também está sob concessão da CCR ViaCosteira. Logo após assumir a concessão da estrutura, a Concessionária iniciou a recuperação de sua iluminação cênica com a troca de 186 lâmpadas para LED. Desde então, suas luzes homenageiam ações voltadas a campanhas universais de conscientização e celebração e datas alusivas.

Além disso, a CCR ViaCosteira iniciou a operação do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), com atendimento 24 horas aos usuários, oferecendo recursos como atendimento médico e mecânico e inspeção permanente da rodovia. Ainda, coloca à disposição dos motoristas os canais como o Disque CCR ViaCosteira pelo telefone 0800 255 55 50, WhatsApp (48) 3211-3130 e o site www.ccrviacosteira.com.br, para informações e emergências. 

Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)

Os profissionais que trabalham à frente desses serviços são acionados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que recebe os chamados e, imediatamente, avisa as equipes mais próximas para que o atendimento ocorra no menor tempo possível.

No total são quatro Bases de Atendimento ao Usuário, duas Bases Operacionais e 19 equipamentos, sendo: seis ambulâncias, das quais duas são UTI’s móveis, cinco guinchos entre leves e pesados, seis viaturas de inspeção de tráfego, dois caminhões para apreensão de animais, 2 caminhões de combate a incêndio e duas minis pás carregadeiras para atendimento a incidentes.

As viaturas de inspeção percorrem os 220 km, divididos em trechos, também 24 horas por dia. Se durante o percurso, a equipe visualizar qualquer fato incomum na rodovia ou algum usuário necessitando de apoio, eles realizam o primeiro atendimento e ficam à disposição do cliente.  
Para entrar em contato, o usuário tem disponíveis o site www.ccrviacosteira.com.br, o aplicativo CCR Rodovias Sul, disponível para iOS e Android, o número do Disque CCR ViaCosteira que também atende ligação de celular a cobrar 0800 255 55 50 e o WhatsApp onde o cliente deve salvar o número (48) 3211-3130 na agenda de contatos.

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