Segunda-feira, 24 de junho de 2024
Turismo

Estação Inverno 2024 é lançado para impulsionar o turismo planejado nos dias de frio no Estado

Saiba quando podem ocorrer eventos de frio intenso com ocorrência de geada ampla em Santa Catarina e episódios de neve

Lages - SC, 24/05/2024 22h57 | Por: Maiquel Machado
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

A aposta no potencial turístico de Santa Catarina mais uma vez também nos dias mais frios do ano é a alternativa do Governo do Estado para unir setores estratégicos e lançar a segunda edição do Estação Inverno. A ideia é, para além do turismo, impulsionar todas as atividades também impactadas com o fluxo de turistas. O lançamento foi realizado nesta sexta-feira, 24, pelo governador Jorginho Mello e pelo secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, durante a abertura da Festa do Pinhão em Lages.

“Todos nós sabemos que nacionalmente é uma festa reconhecida pela promoção do turismo, pelo encontro das famílias. É uma festa tradicional, é uma festa que une toda a região com esse frio aconchegante. E agora, esse ano nós estamos lançando aqui a Estação de Inverno. O que quer dizer isso? Quer dizer que nós queremos promover a neve, o frio, o vinho, as belezas naturais. Então no dia que inicia o inverno, a gente vai transferir o Governo de forma simbólica para Lages e São Joaquim, para que a gente possa comemorar junto com as vinícolas, vamos trazer a imprensa nacional e promover ainda mais nosso inverno e nosso estado”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Assim como no primeiro ano, o Governo do Estado une setores e parceiros para dar ao inverno a mesma relevância que a temporada de verão já ocupa em Santa Catarina. A intenção é aumentar o fluxo econômico, oferecer suporte às atrações de inverno, e, assim, influenciar para que outras estâncias turísticas também busquem reconhecer e investir no potencial durante os meses de frio, do Litoral ao Oeste.

publicidade

Temporada de inverno 2023

Os números alcançados no inverno de 2023 já mostram avanços. A pesquisa da Fecomércio, parceira do Estado na Estação Inverno, mostrou que, entre julho e agosto do ano passado na região Serrana, os gastos dos turistas, em que são calculados os custos com hospedagem e alimentação, cresceram 17% comparado a 2022. Além disso, o gasto com lazer também aumentou 14% em relação à média histórica. 

O tipo de hospedagem mais usado foi os hotéis: 60% dos turistas em 2023 se hospedaram na rede hoteleira. A pesquisa apontou ainda que a procura por alimentos e bebidas catarinenses também cresceu, com 84% dos entrevistados afirmando que experimentaram ou iriam experimentar itens alimentícios da Serra.

Previsão de tempo para junho e julho

Depois de um mês de maio com chuva acima da média, em junho e julho a precipitação deve ser mais escassa e abaixo da média no Oeste e próxima a média climatológica no Leste, com pontuais de chuva maiores especialmente no Litoral. A previsão é da Epagri/Ciram.

Nos meses de junho e julho a média climatológica é de 110 a 170 mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 70 a 130 mm do Planalto ao Litoral, sendo julho menos chuvoso em relação a junho.

A previsão é de temperatura acima da média climatológica em Santa Catarina. O frio chega atrasado, especialmente a partir de julho. Até lá, algumas massas de ar frio provocam declínio de temperatura após a passagem dos sistemas frontais, com formação de geada, especialmente no Planalto Sul.

Os veranicos com dias consecutivos de temperatura elevada (acima de 30ºC) devem ser mais frequentes em junho. Outra caraterística da estação são os nevoeiros, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade e impedindo a queda mais acentuada da temperatura no período noturno. Eventos de frio intenso com ocorrência de geada ampla em Santa Catarina e os episódios de neve devem ficar para o inverno, que começa no dia 20 de junho.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.