SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sábado, 24 de fevereiro de 2024
Variedades

Confira 7 práticas para melhorar a memória

Descubra estratégias indicadas para aguçar a memória e coloque essas medidas em prática

Brasil, 06/12/2023 14h24 | Atualizada em 06/12/2023 16h02 | Por: Priscila Rios | Fonte: National Geographic
Foto meramente ilustrativa Freepik/Reprodução-SCTodoDia

A memória é fundamental na vida cotidiana. No entanto, à medida que as pessoas envelhecem, é possível notar mudanças na capacidade de lembrar das coisas. Diante disso, uma publicação da Escola de Medicina de Harvard (HMS, na sigla em inglês) lista algumas estratégias úteis para proteger e aguçar a mente.

1. Manter a memória forte: não deixar de aprender

De acordo com a publicação, estudar é uma ótima maneira de manter a memória forte, fazendo com que a pessoa adquira o hábito de ser mentalmente ativa.

2. Como melhorar a memória: usar todos os sentidos para retê-la

Quanto mais sentidos forem usados ​​para aprender algo, mais partes do cérebro estarão envolvidas na retenção da memória, explica a instituição de Harvard. Uma boa maneira de começar, conforme indicado pela HMS, é adivinhar os ingredientes enquanto cheira e experimenta um novo prato.

3. Crer em você mesmo para fortalecer a memória

Embora possa parecer surpreendente, certos mitos sobre o envelhecimento podem contribuir para a falta de memória. 

“Alunos de meia-idade e mais velhos têm pior desempenho em tarefas de memória quando estão expostos a estereótipos negativos sobre envelhecimento e memória, e melhor quando as mensagens são positivas sobre a preservação da memória na velhice”, reforça o documento.

4. Economizar o uso do cérebro

A publicação de Harvard também sugere aproveitar o uso de calendários, planilhas ou agendas para manter as informações de rotina à mão. Da mesma forma, designar um espaço para objetos do cotidiano, como chaves ou bolsas, também pode ajudá-lo a se concentrar em aprender e lembrar de coisas novas.


 

publicidade

5. Dicas para melhorar a memória: repetir a informação nova

“Quando você quiser se lembrar de algo que acabou de ouvir, ler ou pensar, diga em voz alta ou escreva. Dessa forma, você reforça a memória ou a conexão”, afirma o artigo. Por exemplo, se você deixar seus pertences em um lugar diferente do habitual, diga em voz alta para se lembrar.

6. Faça pausas para aprender e memorizar

Embora a repetição seja uma ferramenta, ela é mais funcional quando feita no momento certo. É melhor não repetir algo muitas vezes em um curto período. 

"Espaçar os períodos de estudo é particularmente valioso quando você está tentando dominar informações complicadas", indica o documento.

7. Memória criativa: fazer mnemônicos

Os mnemônicos são uma maneira criativa de lembrar listas. Por exemplo, indica-se o uso de siglas (termo formado pela união de elementos de duas ou mais palavras) ou frases na hora de se referir a algo que se deseja lembrar.

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.