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Sábado, 24 de fevereiro de 2024
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Conheça quais os melhores exercícios para prevenir dores no pescoço

Trabalhar a postura e fortalecer a coluna pode ajudar a aliviar esse desconforto

Santa Catarina-SC , 04/12/2023 15h40 | Atualizada em 04/12/2023 14h23 | Por: Redação
Foto meramente ilustrativa/Freepik/SCTodoDia

Especialistas alertam que a dor no pescoço é uma experiência praticamente concluída para até 80% das pessoas ao longo da vida, sendo que metade dos americanos enfrentam esse desconforto ainda este ano, seja em episódios isolados ou em queixas crônicas.

Ram Alluri, professor assistente clínico de cirurgia ortopédica na Keck School of Medicine da Southern University da Califórnia, especializado em cirurgia de coluna, destaca que a dor no pescoço, muitas vezes, resultado de movimentos cotidianos, como longas horas em frente ao computador, uso de dispositivos eletrônicos ou mesmo atividades comuns como dirigir e comer à mesa.

Embora eventos traumáticos possam desencadear dores no pescoço, a fisioterapeuta ortopédica Julia Bizjack, da Clínica Cleveland, enfatiza que a maioria das dores nessa região tem origem em hábitos diários, destacando a importância da postura adequada e do fortalecimento dos músculos paravertebrais.

Dr. Alluri explica que a degeneração dos discos da coluna, frequentemente associada à dor no pescoço, pode ser acelerada por hábitos um pouco saudáveis, como o tabagismo. Além disso, ele destaca a influência genética na doença degenerativa do disco, uma forma de artrite que afeta os discos que funcionam como amortecedores na coluna.

A prevenção, portanto, concentra-se em fortalecer os músculos paravertebrais, que percorrem a coluna vertebral, proporcionando suporte às costas e contribuindo para a manutenção da postura, juntamente com o fortalecimento dos músculos abdominais. Para manter uma vida saudável e minimizar o risco de dores no pescoço, os especialistas recomendam ações que promovam o cuidado com a postura e a saúde da coluna.

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Sente-se corretamente

"Embora músculos paravertebrais fortes ajudem a evitar que os ombros e o pescoço caiam para a frente, também é importante fazer um esforço consciente para superar a má postura",  diz Bizjack.

Quando estiver diante do computador, dirigindo ou assistindo TV, certifique-se de que seus ombros estejam para cima e para trás, e não arredondados. A cabeça deve estar alinhada com as costas retas, não inclinada para frente.

Pode ser útil imaginar chegar o mais alto possível e pensar em alongar a coluna como se houvesse um fio que vai do topo da cabeça até o teto. Ao trabalhar no computador, a altura da mesa ou monitor deve ser ajustada para que fique na altura dos olhos, o que evitará que a cabeça se incline para a frente durante o trabalho.

Bizjack recomenda pegar um post-it, escrever “postura” nele e colocá-lo no seu computador. Lembretes periódicos também podem ser configurados no telefone ou no monitor de condicionamento físico para verificar a postura, especialmente se alguém passa muitas horas em uma mesa ou no carro.

Ao dirigir (ou sentar em uma cadeira de escritório), certifique-se de ter apoio lombar adequado para ajudá-lo a sentar-se ereto. Em vez de se inclinar para a frente sobre o volante, você deve trazer a cabeça ligeiramente para trás em direção ao encosto de cabeça, alinhada com a coluna.

Finalmente, não devemos ignorar a forma como o telefone é usado. Ficar curvado por horas inevitavelmente causará dor no pescoço.

Se você passar a noite lendo ou navegando em seu telefone, Bizjack recomenda apoiar seu dispositivo em um travesseiro, aproximar seu telefone o suficiente para que você possa manter a cabeça erguida em vez de inclinar-se para frente e também fazer pausas ou mudar de posição, mesmo se você estiver deitado de costas.

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